DIETA CRUDÍVORA E SEMENTES NA PREVENÇÃO E CURA DE DOENÇAS NA LONGEVIDADE

08/02/2013 15:58

 

1

 

FACULDADE INTEGRADA A VEZ DO MESTRE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM NUTRIÇÃO CLÍNICA, HOSPITALAR E AMBULATORIAL

 

 

ELIZABETH DIEDERICHS

 

DIETA CRUDÍVORA E SEMENTES NA PREVENÇÃO E CURA DE DOENÇAS E NA LONGEVIDADE

 

Cabo Frio - RJ

2013

 

ELIZABETH DIEDERICHS

DIETA CRUDÍVORA E SEMENTES NA PREVENÇÃO E CURA DE DOENÇAS E NA LONGEVIDADE

 

                                                                 Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialização - Pós Graduação em Nutrição Clínica, Hospitalar e Ambulatorial da Faculdade Integrada A Vez do Mestre, sob orientação da Professora Susiane Gusi Boin e Oliveira.

Cabo Frio - RJ

2013

 

ELIZABETH DIEDERICHS

DIETA CRUDÍVORA E SEMENTES NA PREVENÇÃO E CURA DE DOENÇAS E NA LONGEVIDADE

 

COMISSÃO JULGADORA

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título de Pós Graduada                                                                                                      

Professora Susiane Gusi Boin e Oliveira

Orientadora

                                                                                                      

Examinador

                                                                                                      

Examinador

São Paulo ________, de ______________________ de 2013

 

 

 

RESUMO

 

     O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre alimentação natural, ou crudívora, ou ainda podemos dizer alimentos vivos como vegetais, frutas e sementes. É mostrada a evidência de um efeito protetor com  consumo maior de vegetais e frutas  em doenças e cânceres. Hoje a grande preocupação no mundo é  a obesidade, e os  grandes perigos que  vem trazendo a saúde da humanidade. Com a entrada dos fast-foods alguns anos atrás, a tecnologia transformou as pessoas com hábito alimentar vicioso  provocando vários tipos de doenças nas pessoas. A facilidade de comprar lanches e almoços prontos que são oferecidos pelos fast-foods, são produtos processados ricos em gorduras, alimentos refinados e que sofreram altas temperaturas. Esses alimentos vem sendo constatados por várias Organizações e Institutos de pesquisas científicas como fatores de risco na saúde.

 

Palavras Chaves: Vegetais, Frutas e Sementes; Crudivorismo; Alimento é  Medicamento; Alimentos Vivos

 

ABSTRACT

      The present work mentions a research on natural feeding, or crudívora to it, or still we can say foods livings creature as vegetal, fruits and seeds. The evidence of a protective effect is shown with  bigger vegetable consumption and fruits  in illnesses and cancers. Today the great concern in the world is   the obesidade, and  great perigos that  it comes bringing the health of the humanity. With the entrance of fast-foods some years behind, the technology transformed the people with vicious alimentary habit  provoking some types of illnesses in the people. The easiness to buy ready snacks and lunches that are offered by fast-foods, is rich processed products in fats, fine foods and that they had suffered high temperatures. These foods come being evidenced for some Organizations and Justinian codes of scientific research as factors of risk in the health.

Key Words: Vegetables, Fruits and Seeds; Crudivorismo; Food is  Medicine; Foods Livings creature

 

LISTA DE QUADROS E TABELAS

QUADRO 1  – TEOR DE AGEs EM ALGUNS ALIMENTOS ..............22

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                                8

2 PROBLEMA                                                                                                    9

3 JUSTIFICATIVA                                                                                             10

4 OBJETIVOS                                                                                                   10

5 METODOLOGIA                                                                                            10

6 EXCESSO DE PESO A DOENÇA DA HUMANIDADE                                      11

7 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR                                                                         12

8 OS RISCOS PROVOCADOS POR UMA PÉSSIMA ALIMENTAÇÃO               13

9 FRUTAS, HORTALIÇAS E GRÃOS CONTRIBUEM PARA REDUÇÃO       

 DE  UMA SÉRIE DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS                        14

10 ALIMENTOS QUE VÃO AO FOGO LEVAM A DOENÇAS FATAIS               16

11 QUADRO  – TEOR DE AGEs EM ALGUNS ALIMENTOS                            22

12 FRUTOS E VEGETAIS, SEUS VALORES ALIMENTÍCIOS E   

 PROPRIEDADES MEDICINAIS – CRU OU COZIDO?                                      25

13 SEMENTES OLEAGINOSAS NA SAÚDE                                                    33

14. CIDADES LONGEVIDADE                                                                         34

15 DISCUSSÃO                                                                                               35

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                         36

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                                  38

 

 

1 INTRODUÇÃO                    

     A pesquisa presente foi realizada com a preocupação do crescimento mundial de pessoas obesas e que consequentemente adoecem.

     A vida moderna trousse hábitos alimentares desastrosos para a saúde humana. O mundo está cheio de fast-foods, produtos processados ricos em gordura, alimentos refinados, animais engordados com hormônio transformando a carne e o leite em um perigo para saúde humana (COHEN, 2005) (SALGADO, 2004) (BOUTENKO, 2010)

     Depois de alguns anos, esses alimentos vêm sendo constatados por várias Organizações e Institutos de pesquisas científicas como fatores de risco na saúde. Por isso, essa preocupação levou a um aprofundamento científico na pesquisa determinando como se alimentar com a utilização de uma dieta crudívora e sementes prevenindo e curando as doenças levando a longevidade. (SALGADO, 2004) (BOUTENKO, 2010)

     Estuda-se hoje a importância dos alimentos crus, para o melhor aproveitamento das vitaminas, minerais e proteínas. O poder desses alimentos para prevenção e a cura das doenças. (SALGADO, 2004)

     Existe a preocupação da utilização do fogo para cozinhar e fritar os alimentos levando as pessoas a ficarem doentes e podendo levar até a morte. (BOUTENKO, 2010)

     A tecnologia levou o mundo a uma evolução gerando novos hábitos sociais e econômicos, tornando o ser humano a tendências desastrosas com uma péssima alimentação. (PÓVOA, 2005)

      A mudança alimentar vem acontecendo de acordo com os reflexos desastrosos, auxiliando as pessoas a uma educação alimentar natural. (SALGADO, 2004)

      As pesquisas têm observado as diferenças alimentares dos continentes, dos países de climas mais frios e dos países mais quentes, os mais pobres e os mais ricos, comparando os hábitos alimentares, concluindo que alguns hábitos levam a várias doenças e outros preservam ou melhoram o estado de saúde.  (SALGADO, 2004)

     Hoje, a busca da prevenção da doença no mundo vem se tornando prioridade na vida de qualquer pessoa, e economicamente para os governos. Com a educação alimentar, observa-se melhora da qualidade de vida e longevidade. (SALGADO, 2004)

     Já se sabe que a dieta crudívora e sementes são alimentos, que por serem crus, contêm um potencial como medicamento para tratamentos de doenças e prevenção. Já os alimentos que vão ao fogo, dependendo do tempo perderá grande parte de seus nutrientes ou perdera totalmente levando a uma ação contraria provocando vários tipos de doenças. (BOUTENKO, 2010)

     Essas pessoas que chegam ao centenário são as de hábitos alimentares mais saudáveis. É esse diferencial de hábitos alimentar que será ressaltado na pesquisa para uma melhor qualidade de vida.

 

 

2 PROBLEMA

     A ciência hoje já determina que a alta temperatura nos alimentos seja um processo  de mutação, transformando-os em toxinas levando a vários tipos de doenças. 

     Neste contexto, a melhor forma de se combater e prevenir doenças crônicas não transmissíveis seria por meio de uma alimentação crua e natural através de vegetais, frutas e sementes?

   

3 JUSTIFICATIVA

      O mundo vem evoluindo, e junto com ele, as tecnologias para facilitar a vida do homem, isso tem preocupado muito pela falta de tempo de manter uma alimentação saudável para prevenir e curar as doenças.

      Essa evolução tem feito com que as pessoas tenham uma vida corrida sem tempo de fazer uma alimentação responsável. Com o aparecimento das redes de alimentação rápida - fast food, e muitas guloseimas pelo mundo, têm transformado num planeta doente. A vida corrida das pessoas tem refletido de forma desastrosa nos hábitos alimentar, transformando através de DNA doenças que muitas vezes não são diagnosticadas.

      Portanto, se faz essencial a realização deste trabalho para identificar as vantagens e benefícios da alimentação crudívora na prevenção e cura de doenças crônicas não transmissíveis, podendo ser um material de aprendizado e apoio para profissionais nutricionistas e da área da saúde e indivíduos que desejam saber mais sobre este tema e melhorar seus hábitos alimentares.

 

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

      Entender o potencial da alimentação crudívora para prevenção e cura das doenças e a importância desta dieta para a ampliação do conhecimento que leva a longevidade com saúde.

4.2 Objetivos específicos:

                 · Exemplificar uma dieta saudável através de uma alimentação com frutas, legumes, vegetais e sementes;

· Avaliar a evolução da dieta no mundo e os benefícios da adoção da dieta crudívora e consumo de sementes;

· Elaborar estratégias que auxiliem as pessoas a adotarem um hábito alimentar saudável, buscando a longevidade.

· Identificar os alimentos crus necessários para a prevenção e a cura das doenças.

 

5 METODOLOGIA

     Este estudo é uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como metodologia a busca pelos conteúdos de pesquisas científicas da dieta crudívura e sementes, que possibilita uma correção alimentar principalmente em pessoas obesas e doentes buscando a longevidade com uma alimentação mais saudável.

     A metodologia é caracterizada por levantamentos de análises de livros como o da Drª Jocelem Mastrodi com títulos em Mestra e Doutora em Nutrição, Victoria Boutento (professora da Universidade do Sul do Oregan – Estados Unidos), Robert Cohen (estudou psicologia fisiológica e especialização em psicobiologia e outros cursos e pesquisas), Helion Póvoa médico ortomolecular- Membro titular da Academia Nacional de Medicina e professor de várias Universidades e de Pós-Graduação;entre outros, além da pesquisa de publicação online de artigos na base de dados Scielo, Artigonal e Saúde Uol.

 

6 EXCESSO DE PESO A DOENÇA DA HUMANIDADE

     O relatório da Organização Mundial de Saúde (WHO), “Obesidade: prevenindo epidemia global”, chama a atenção para o problema que mais assusta médicos pesquisadores com relação ao excesso de peso, ou seja, a estreita relação da obesidade com outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.      

     De acordo com relatório do American Institute for Cancer Research (AICR), de 1997, Alimento, nutrição e Prevenção ao câncer: uma perspectiva global existem várias evidências de que a obesidade aumenta o risco de câncer de útero, mama e rim, e possivelmente de cólon e vesícula.

     Por isso, reconhecer a obesidade como séria ameaça para a saúde é passo positivo para combatê-la. A relação entre massa corporal, câncer e outros problemas de saúde tem-se tornado clara. Isso nos permite estabelecer parâmetros para boa saúde e menor risco de câncer. O relatório do AICR recomenda manter IMC entre 18,5 e 25 e limitar o ganho de peso na idade adulta para menos de 5kg. Entretanto, ao calcular o IMC deve-se ter em mente que esse índice não mensura a quantidade de músculos ou gordura distribuída no corpo Por exemplo, se a gordura está centrada na linha da cintura (gordura visceral), existe um risco de câncer muito maior, assim como de outras doenças, quando comparado com alguém com o mesmo IMC, porém com distribuição de gordura diferente (SALGADO, 2004, p. 25).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

 

7 REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

      Por causa de todos os efeitos danosos de regimes e dietas mal orientados, vêm crescendo no mundo correntes contrárias a essas práticas. A ABESO, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, lançou campanha pregando o fim das dietas e regimes. É o tipo de campanha à qual todo obeso gostaria de aderir. “Ah, como a vida seria boa se não tivéssemos que ficar controlando as calorias que ingerimos e os quilos que ganhamos” (SALGADO, 2004, p. 20).

      A Drª Jucelem Mastrodi Salgado diz que a realização de dietas e regimes é algo fantasioso, que só vai levar a frustrações. Por isso defende a substituição das dietas e regimes pela reeducação alimentar.

     Reeducação alimentar significa adotar novos hábitos de alimentação, o que não é tão simples como pode parecer. As pessoas trazem de casa através dos pais e avós, uma série de práticas alimentares, hábitos e costumes. Além disso, os indivíduos são submetidos à mídia, especialmente a televisão com propagandas de hambúrguer, cheese-búrguer e toda linha do fast-food. (SALGADO, 2004, p. 20).

     A reeducação alimentar consiste em substituir essas tentações por pratos balanceados e equilibrados. Força de vontade é sempre necessária, mas é preciso não transformar os novos hábitos em algo sofrido e desagradável. Os novos hábitos devem ser incorporados sem mudanças bruscas. Além de sofrer menos, a reeducação alimentar é a garantia de que não se voltará a engordar e se terá melhor qualidade de vida.(SALGADO, 2004, p.22).

     Quem não come frutas, verduras, legumes e grãos integrais cedo ou tarde começa a apresentar sintomas que são resultado de um estado de desnutrição de micronutrientes e oligoeelementos, quadro cada vez mais comum em pessoas que nunca experimentaram a fome. Trata-se de uma desnutrição subclínica, que não acontece por ausência de desnutrição subclínica, que não acontece por ausência de alimento, mas pela falta de nutrientes.   (PÓVOA, 2005, p.86).

 

8 OS RISCOS PROVOCADOS POR UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

     A gordura corporal excessiva, geral ou localizada, pode levar à uma doença de caráter endêmica e que hoje esta sendo considerada um problema sério de saúde pública no Brasil: a obesidade. Além de ser doença de caráter genético, é uma enfermidade relacionada principalmente às mudanças de hábitos alimentares e ao sedentarismo. A industrialização é considerada uma das principais causas responsáveis por tudo isso. A indústria moderna tem proporcionado ao homem, nos últimos anos, gêneros alimentícios pouco saudáveis (produtos processados ricos em gordura, alimentos refinados com baixo teor de fibra, fast-foods, etc). Isso faz com que o homem se movimente cada vez menos e deixe de lado uma alimentação balanceada rica em frutas, vegetais, cereais e leguminosas. (SALGADO, 2004, p.23) Não é a alimentação que faz o homem a se movimentar menos e sim a tecnologia e mudança de formas de trabalho. Hoje o homem dispõe de muitas facilidades tecnológicas que diminuem o esforço físico como computadores, travas elétricas, vidros elétricos, controles remotos, esteiras e escadas rolantes, compras pela internet, entre outras facilidades. Hoje trabalhamos muito mais com o cognitivo de com a parte braçal. Os trabalhos de força foram substituídos por máquinas, tanto nas indústrias como na agricultura e pecuária.

      No organismo humano há cerca de 150 mil reflexos da necessidade de manter as variações físicas e químicas do meio interno de um modo constante, que correspondem à necessidade de nutrição. Cada célula é dependente de cerca de 40 nutrientes para se manter saudável, e quando essa demanda não é satisfeita, a célula entra em sofrimento. No cérebro, isso é o início dos processos de envelhecimento precoce. (PÓVOA, 2005, p.87 ).

     Há uma lei da natureza segundo a qual as estruturas mais recentes são as primeiras a ser sacrificadas, quando algo contraria o desenvolvimento normal de um ser vivo. No que diz respeito à saúde da mente humana, é o córtex frontal sua estrutura mais recente. Isso significa que quando o cérebro entra em sofrimento por falta de nutrientes, é o córtex frontal, onde está a inteligência emocional, o primeiro a sofrer degeneração. (PÓVOA, 2005, p. 88).

 

9  FRUTAS, HORTALIÇAS E GRÃOS CONTRIBUEM PARA REDUÇÃO DE UMA SÉRIE DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

      As hortaliças também conhecidas como legumes e verduras, são vegetais geralmente cultivados na horta. Segundo Ornellas (2001) é de grande importância a inclusão de hortaliças variadas na dieta por causa do seu efeito alcalinizante sistêmico além de favorecerem o preenchimento das quotas vitamínicas, minerais, e aumentarem o resíduo alimentar no trato digestivo. (MELO,  2009)

     As hortaliças como parte da alimentação diária também podem ajudar a prevenir as principais DCNTs. Comer uma variedade de hortaliças garante, seguramente, uma adequada ingestão da maior parte dos micronutrientes, fibras e uma gama de fatores nutricionalmente essenciais. Além disso, o aumento do consumo de hortaliças pode ajudar a substituir alimentos que possuem altas concentrações de gorduras saturadas e sal. (MELO,  2009)

     As frutas são consideradas as principais fontes de minerais necessários na dieta humana. Análises químicas mostraram que as cascas das frutas apresentam, em geral, teores de nutrientes maiores do que os das suas respectivas partes comestíveis, conforme verificado na literatura. Desta forma, pode-se considerar que as cascas das frutas analisadas podem ser úteis como fontes alternativas de alimento ou como ingredientes para obtenção de preparações processadas. Foi determinada a composição centesimal de 7 elementos minerais com importância nutricional (Ca, Cu, Fe, K, Mg, Na, Zn) em 7 tipos diferentes de cascas de frutas: abacate, abacaxi, banana, mamão, maracujá, melão e tangerina, cultivadas na pesquisa realizada no Estado do Rio Grande do Norte. (MELO,  2009)

      A ANVISA (2011) chama a atenção a grande quantidade de vegetais contaminadas com endossulfan, com acefato e com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tiveram indicação de banimento do Brasil. De acordo com Dirceu Barbano, diretor da Anvisa, são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”. .(PATRIOTA – 2011)

     A alternativa eficaz para evitar pesticidas é consumir orgânicos. Mas nem sempre isso é possível – já que esses vegetais costumam ser mais caros e não são encontrados em quantidade suficiente em todas as cidades. Por isso, uma solução intermediária é tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos, quando possível. A nutricionista Cláudia Cardim, coordenadora do curso de nutrição da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, dá as dicas para isso.

  • Lave frutas e verduras em água corrente por pelo menos um minuto, esfregando com uma esponja ou escova
  • Tire as folhas externas das verduras e descasque as frutas, pois essas partes concentram mais agrotóxico
  • Diversifique os vegetais consumidos no dia a dia, pois isso reduz a ingestão de quantidades maiores de um mesmo agrotóxico
  • Como alguns pesticidas podem ser utilizados na fase final da maturação do alimento, reduza o risco comprando frutas e legumes mais verdes, e espere alguns dias antes de consumi-los.(PATRIOTA – 2011)

     As doenças crônicas não transmissíveis resultam da interação de fatores hereditários, nutricionais relacionada à alimentação inadequada ou contaminada por poluentes, ocupação de risco, alcoolismo, tabagismo ou outros hábitos. Essas doenças podem ser como as cardiopatias, as doenças circulatórias, o diabetes e a osteoporose, entre outras, são aquelas que aparecem com o tempo, são mais frequentes nas pessoas idosas e acabam permanecendo pelo resto dos dias de vida. (SALGADO, 2004, p.28)

     É importante ter acesso aos alimentos frescos e saudáveis, como os da feira livre, que hoje vem perdendo espaço para os supermercados.  Um comitê respeitado no mundo todo, o Committee on Diet and Health, divulgou no final dos anos 90 uma recomendação para que a população aumente o consumo de grãos, frutas e vegetais. Caso contrário, as doenças crônicas não transmissíveis vão crescer e os países não terão recursos para manter a saúde da população, especialmente aquela acima de 50 anos. (SALGADO, 2004, p.28)

      As frutas, verduras e grãos são chamados de alimentos funcionais, hoje se tem certeza que esses alimentos além de suas qualidades nutricionais, têm substâncias que ajudam na prevenção e controle das doenças. Alimentos funcionais são aqueles que além de nutrir o organismo e saciar a fome, fornecem componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir males que vão da constipação intestinal à osteoporose, arteriosclerose e até mesmo certos tipos de câncer. (SALGADO, 2004, p.28)

      É discutido o consumo atual de verduras e frutas nos Estados Unidos, que alcança a média aproximada de 3, 4 porções diárias, assim como os efeitos do aumento do consumo de verduras e frutas por seus benefícios contra doenças cardiovasculares, diabetes, acidentes vasculares celebrais, obsidade, diverticulite e catarata. Sugere-se que os nutricionistas recomendem a seus pacientes o aumento do consumo de verduras e frutas.(BOUTENKO, 2010, p.46)

 

10 ALIMENTOS QUE VÃO AO FOGO LEVAM A DOENÇAS QUE PODEM SER FATAIS

     Vitoria Boutenko (2010) em suas pesquisas tem obtido evidências que ao cozinhar os alimentos, acontecem mutações com efeitos negativos, no qual os consumistas absorve uma intoxicação que leva a várias doenças.

     As pesquisas básicas com compostos presentes em carnes e peixes cozidos e processados, as aminas heterocíclicas (AHCs) e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) são mutágenos e carcinógenos.         

     A acrilamida é formada durantes o aquecimento em altas temperaturas de alimentos ricos em amido, sendo os níveis de acrilamida indetectáveis em alimentos não cozidos. A acrilamida é um “carcinógeno humano”. Análises indicaram que a acrilamida está presente em um número preocupante alto de alimentos, inclusive vistos como alimentos básicos – por exemplo, salgadinhos, as bases de tacos, batata fritas, batata assadas, biscoitos, pães e cereais matinais. A acrilamida em alimentos é um problema global que requer ação internacional. (BOUTENKO, 2010, p.45)

     Os mecanismos possíveis pelos quais o cozimento afeta a relação entre vegetais e o risco de câncer incluem modificações na disponibilidade de alguns nutrientes, destruição de enzimas digestivas e alteração da estrutura e digestibilidade dos alimentos. (BOUTENKO, 2010, p.46)

     O aquecimento de gorduras provoca modificações mensuráveis em suas características química e físicas. A hidrogenação de óleos  e frituras para o preparo de refeições, os concentrados de gorduras termicamente oxidadas provocou danos celulares no coração, no fígado e nos rins dos animais de laboratório. (BOUTENKO, 2010, p.46)

     Foram resumidos os resultados de 206 estudos epidemiológicos humanos e 22 estudos com animais, mostrando a evidência de um efeito protetor do consumo maior de vegetais e frutas  para os cânceres de estômago, esôfago, cavidade oral e faringe, endométrio, pâncreas e cólon. As verduras cruas são as que mais protegem contra o câncer. Também foram brevemente revistas as substâncias presentes em verduras e frutas que podem ajudar a proteger contra o câncer: esta incluem ditioltionas, isiotiocionatos, indol-3-carbinol, compostos de Allium, isoflavonas, inibidores de protease, saponinas, fitosteróis, hexafosfato de inositol, vitamina C, D-limoneno, luteína, ácido fólico, betacaroteno, licopeno, selênio, vitamina E, flavonoides e fibras alimentares.  (BOUTENKO, 2010  p.46)

     As carnes, quando cozidas ou assadas, perdem água durante o preparo, aumentando o teor de gordura, proteína e o valor calórico. Na carne seca, a diminuição de água é mais significativa e o valor calórico aumenta muito. (FESTUGATO, 2011)

      O método de preparo da carne que utiliza altas temperaturas e baixa umidade (fritar, assar, grelhar), contribui para o alto conteúdo dietético de AGEs-Advanced Glycated End-Products, produtos finais da glicação avançada, que danificam as células e se ligam a receptores específicos, causando a produção de citocinas inflamatórias e fatores de crescimento. (FESTUGATO, 2011)

     Os efeitos patológicos dos AGEs estão relacionados à capacidade destes compostos de modificar as propriedades químicas e funcionais das mais diversas estruturas biológicas. Por meio da geração de radicais livres, da formação de ligações cruzadas com proteínas ou de interações com receptores celulares, os AGEs promovem, respectivamente, estresse oxidativo, alterações morfofuncionais e aumento da expressão de mediadores inflamatórios. A contribuição dos AGEs para o desenvolvimento e a progressão das complicações diabéticas encontra-se bem evidenciada na literatura . (BARBOSA, 2008)

     A formação de AGEs ocorre vagarosamente sob condições fisiológicas, e afeta predominantemente moléculas de meia-vida longa, como o colágeno, exercendo importante função no processo de envelhecimento . No entanto, sob condições de hiperglicemia ou estresse oxidativo, a geração de AGEs aumenta intensamente. Os portadores de diabetes apresentam concentrações séricas de AGEs significativamente mais altas que os indivíduos. (BARBOSA,  2008)

      Os cientistas descobriram   mais um grupo grande de substâncias especialmente nocivas presentes em alimentos comuns, resultantes do aquecimento. No processo de cozimento, a glicose se liga às proteínas, formando complexos anormalmente coesos (glicados). Estes são chamados produtos finais da glicação avançada (AGEs). Esse processo é também conhecido como reação de Maillard. Os AGEs possuem uma estrutura patológica na qual açúcares e aminoácidos são fortemente unidos em uma ligação irreversível. Foi sugerido que nenhuma outra molécula tem a mesma versatilidade de estrutura e tão fortes efeitos tóxicos potenciais sobre as proteínas quanto os AGEs. (BOUTENKO , 2010, p.47)

     Recentemente, estudos com humanos confirmaram que cerca de 10 por cento dos AGEs consumidos com os alimentos são absorvidos pelo corpo. (BOUTENKO, 2010 p.47) Da fração absorvida, cerca de dois terços são retidos no organismo e apenas um terço é excretado pela urina, dentro de 48 horas, por indivíduos com função renal normal. A formação de AGEs nos alimentos é potencializada por métodos de preparo que utilizam altas temperaturas e baixa umidade (fritar, assar ou grelhar), sendo os alimentos ricos em lipídeos os principais contribuintes do conteúdo dietético de AGEs. (BARBOSA, 2008)

     Associados a esses processos de formação/absorção e degradação/eliminação, os fatores genéticos podem influenciar o metabolismo de AGEs nos indivíduos e, conseqüentemente, a predisposição para o desenvolvimento de patologias associadas a estes compostos, como o diabetes, a aterosclerose, a artrite, a osteoporose e a doença de Alzheimer . (BARBOSA, 2008)

     Nas proteínas de baixa densidade plasmáticas (LDL), os AGEs iniciam reações oxidativas que promovem a formação da LDL oxidada. A interação dos AGEs com células que se acumulam nas placas arterioscleróticas, como os fagócitos mononucleares e as células musculares lisas, gera estímulos que intensificam a resposta inflamatória. Adicionalmente, a interação dos AGEs com componentes da parede dos vasos aumenta a permeabilidade vascular, a expressão da atividade pró-coagulante e a geração de ROS, resultando expressão aumentada de moléculas de adesão leucocitárias endoteliais. Os AGEs modulam os estágios iniciais da arterogênese, desencadeando processo inflamatório-proliferativo e contribuindo para a propagação da inflamação e para a perturbação vascular na doença já estabelecida. (BARBOSA, 2008)

     Os AGEs provocam ligações cruzadas nos vasos sanguíneos, no músculo cardíaco e no cristalino, que vão progressivamente danificando a elasticidade dos tecidos. Todos os músculos do corpo, inclusive o coração, vão se enrijecendo. A formação de AGEs e de ligações cruzadas é um processo não enzimático e não pode ser revertida por enzimas capazes de romper outras ligações proteicas. As moléculas dos AGEs destroem as estruturas proteicas normais, inibem a formação proteica fisiológica e causam danos que levam os órgãos vitais a condições de adoecimento irreversível. Os AGEs desencadeiam inflamações, especialmente nos pacientes com diabetes, neurodegeneração, doenças cardiovasculares e falência renal. (BOUTENKO, 2010, p.47)

     As doenças cardiovasculares vinculadas a idade que são ligadas aos AGEs incluem arteriosclerose, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca e diminuição da resiliência e da flexibilidade de tendões e ligamentos. Os diabéticos exibem quantidades substancialmente maiores de AGEs formadas no corpo graça altos níveis de glicose no sangue. É por isso que a arteriosclerose, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca são complicações frequentes do diabetes. Na verdade, foi sugerido que o diabetes é uma forma acelerada de envelhecimento. (BOUTENKO, 2010, p.48)

     Os AGEs são responsáveis pela cor, pelo sabor e pela textura do cozimento; eles enrijecem e descolorem os alimentos – por exemplo, ao deixar um peru bem dourado ou tostar bem uma torrada. Os AGEs podem ser notados como pigmentos castanhos-amarelados no cristalino dos olhos de algumas pessoas. Devido ao acúmulo de AGEs, o cristalino vai se pigmentando ao longo do tempo com a coloração castanho-amarelada. O acúmulo significativo de AGEs pode resultar em manchas senis, aquelas manchas marrons que ocorrem principalmente em áreas da pele expostas ao sol e que são associadas à aparência de envelhecimento.    (BOUTENKO, 2010, p.48)

     Existe um vínculo direto entre o consumo alimentar de AGEs e o processo de envelhecimento mais rápido. Quanto mais AGEs absorvemos de nossos alimentos, mais danos provocamos à nossa saúde física. A Divisão Experimental de Diabetes e Envelhecimento do Departamento de Gereatria da Escola Mount Sinai de Medicina, de Nova York, testou 250 alimentos para verificar seu teor de AGEs. A quantidade de AGEs presente em todas as categorias de alimentos foi relacionada a temperatura de cozimento, ao tempo de cozimento e a presença de umidade. Os maiores aumentos nos níveis de AGEs ocorreram quando os alimentos são grelhados e fritos, e os menores acontecem quando os alimentos são fervidos (BOUTENKO, 2010, p.48).

      É discutido o consumo atual de verduras e frutas nos Estados Unidos, que alcança a média aproximada de 3, 4 porções diárias, assim como os efeitos do aumento do consumo de verduras e frutas por seus benefícios contra doenças cardiovasculares, diabetes, acidentes vasculares celebrais, obsidade, diverticulite e catarata. Sugere-se que os nutricionistas recomendem a seus pacientes o aumento do consumo de verduras e frutas. (BOUTENKO, 2010, p.46)

     As novas perspectivas de terapias anti-AGEs, a exemplo de estudos envolvendo a ação de compostos naturais dos alimentos, que podem oferecer potencial terapêutico para os portadores de diabetes ou de outras patologias associadas ao acúmulo degenerativo de AGEs. (BARBOSA, 2008)

     Os AGEs aumentam no diabetes mellitus e comprovou-se que também estão elevados nos processos neurodegenerativos ( Parkinson, Alzheimer, autismo). São causados pelo aumento dos radicais livres. A nimodipina é outro inibidor de AGE, e tem sido usada como estimulante cerebral. Pertence à classe das drogas conhecidas como bloqueadoras dos canais de cálcio, tipo nifedipina (adalat), que alteram o fluxo do cálcio através  da membrana celular e por isso são potentes anti-hipertensores. Outra substância extremamente potente como anti-AGE é o extrato de canela, que reduz a glicode e a insulina no sangue. O mesmo ocorre com o alecrim. (PÓVOA , 2005, p.112)

     Conforme a tabela abaixo, a quantidade de AGEs na maioria dos alimentos fresco é relativamente pequena. As grandes quantidades de AGEs são formadas a altas temperaturas. Os resultados desse estudo indicam que os alimentos cozidos podem ser uma fonte significativa de AGEs na alimentação, algo que pode constituir um fator crônico de risco para problemas cardiovasculares, danos aos rins e outras doenças. O documento original da pesquisa é extenso e contém características de 250 alimentos diversos preparados segundo vários métodos de cozimento distintos. Alguns exemplos interessantes de alimentos de cada categoria para formar a tabela abaixo:       (BOUTENKO, 2010, p.49)

 

 

11 QUADRO 1  – TEOR DE AGEs EM ALGUNS ALIMENTOS

 

Nome do alimento                                  

Porção

(g/ml)

AGEs/porção

(kU/porção)

Maçã crua

100

    13

Maçã assada

100

    45

Banana

100

      9

Melão

100

    20

Tomate cru

100

    23

Suco de laranja espremido na hora

250

      1

Suco de laranja de caixinha

250

    14

Abacate

 30

   473

Manteiga

   5

 1.324

Cream cheese Philadelphia

 30

 3.265

Manteiga de amendoim lisa

 30

 2.255

Maionese

   5

   470

Carne bovina e salsicha fervidas por 7 minutos

 90

 6.736

Carne bovina e salsicha grelhadas por 5 minutos

 90

10.243

Peito de frango sem pele, cru

 90

     692

Peito de frango sem pele fervido por 1 hora

 90

  1.011

Peito de frango sem pele frito por 8 minutos

 90

  6.651

Truta crua

 90

     705

Truta assada por 25 minutos

 90

  1.924

Queijo parmesão ralado

 15

  2.535

Tofu cru

 90

     709

Tofu refogado

 90

  3.447

Creme de trigo instantâneo

175

     189

Macarrão cozido por 8 minutos

100

     112

Macarrão cozido por 12 minutos

100

     245

Macarronada com queijo gratinado

100

  4.070

Batata fervida por 25 minutos

100

       17

Batata frita caseira

100

      694

Batata frita fast-food

100

   1.522

Batata chips industrializada

  30

      865

Biscoito com gotas de chocolate

  30

      505

Biscoito de aveia com passas

  30

      411

Biscoito salgado recheado com queijo

  30

      549

Cacau em pó

250

      656

Leite integral

250

        12

Leite desnatado

250

          1

Leite desnatado, 1 minuto no micro-ondas

250

          5

Leite desnatado, 2 minutos no micro-ondas

250

        19

Leite desnatado, 3 minutos no micro-ondas

250

        86

Leite em pó para bebês

  30

       146

Leite humano fresco

  30

           2

Pizza, massa fina

100

    6.825

Sanduiche de queijo quente

100

    4.333

Fonte: BOUTENKO, 2010, p.49-50.

 

     Esse estudo demonstra o poder destrutivo do cozimento, especialmente em altas temperaturas, e como essa destruição aumenta drasticamente a cada minuto adicional em que o alimento é aquecido. Cozinhar em alta temperatura acrescenta aos nossos alimentos um teor significativo de AGEs, substâncias nocivas que aceleram nosso processo de envelhecimento e podem nos deixar doentes.

     Victoria Boutenko constatou pessoalmente que as manchas de idade de várias pessoas haviam diminuído de forma significativa após alguns meses de consumo de alimentos predominantes crus. Por outro lado, a restrição do tempo de cozimento e da temperatura de cozimento dos alimentos na dieta de pacientes de outro estudo revelou uma redução marcante dos níveis de AGEs em circulação e desacelerou significativamente a progressão de arteriosclerose, diabetes e falência renal. (BOUTENKO, 2010, p.51)

     Sabemos, graças à química, que a aplicação de calor à matéria provoca reações químicas envolvem a formação ou destruição da ligação entre átomos. Isso significa que, durante o processo de cozimento, as moléculas dos alimentos ganham ou perdem átomos e tornam-se moléculas totalmente diferentes. Por exemplo, os inhames frescos são ricos em vitaminas A, C, E, K e B6, além de cálcio, fósforo, sódio, magnésio, proteínas e carboidratos. Esses nutrientes são extremamente benéficos para o corpo humano. Como o cozimento afeta o teor nutricional do inhame? De acordo com o Dr. Gabriel Cousens, o cozimento torna indisponível 50 por cento da proteína, destrói de 60 a 70 por cento das vitaminas e reduz da maneira drástica o teor de outros nutrientes saudáveis. Em lugar dos nutrientes destruídos, provavelmente encontraremos acrilamina, AGEs e outras substâncias que podem causar imensa gama de doenças degenerativas. (BOUTENKO, 2010, p.52)

     Cientistas de todo mundo têm se alarmado com as descobertas mais recentes sobre o cozimento. Em 2003, o professor Vincenzo Fogliano, da Itália, propôs o lançamento de uma pesquisa pan-europeia sobre as implicações possíveis do cozimento dos alimentos para a saúde humana. Vinte e sete países europeus assinaram o memorando  “Alimentos termicamente processados implicações possíveis para a saúde”. Os países participantes contribuíram com 30 milhões de euros para uma fundação destinada a essa pesquisa, que está sendo realizada agora, simultaneamente em numerosas universidades europeias. (BOUTENKO, 2010, p.52)

 

12 FRUTOS E VEGETAIS, SEUS VALORES ALIMENTÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS – CRU OU COZIDO?

Aqui serão explorados algumas propriedades de hortaliças e frutas quando consumidos crus  ou cozidos, segundo o autor Brodsky(1994, p.121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129,130). 

 

VEGETAIS

Folha de Alfafa – Hoje se sabe que aquilo que um dia se considerou conveniente apenas para o gado bovino é um dos melhores alcalinisadores sistêmicos conhecidos do homem. É rica em vitamina K, agente da coagulação sanguínea, e em nitrogênio, cálcio,potássio, fósforo e magnésio. Beba o suco natural ou empregue crua como brotos nas saladas. Tome-a em tabletes ou em forma de farinha quando não puder comprá-las fresca.

Aspargo - Em seu estado natural, o aspargos tem propriedades muito fortes de purificação dos rins e da bexiga: pode ser comido ou seu suco pode ser bebido com moderação. Acredita-se que o cozimento inverta o efeito, de tal maneira que se torne irritante do rim. O aspargo contém potássio, sódio,manganês e ferro.

Beterraba – As beterrabas são excelente purificador do fígado, reconstituidor dos corpúsculos vermelhos, dissolvente da fibrina, regulador da menstruação e diurético. Ricas em manganês,elas também contêm potássio, ferro e sódio. Beba o suco natural tanto das folhas quanto da raiz. Empregue as raízes cruas,raladas e as folhas,moídas ou picadas,nas saladas.

Brócolos – O brócolo é um purificador corporal e um diminuidor de peso; ele tem grande quantidade de vitamina A, de potássio, de fósforo e de enxofre. Triturado ou picadinho é bom nas saladas. Ele se torna menos benéfico quando cozido por causa do seu alto conteúdo de enxofre.

Repolho – É um bom purificador, porém deve ser empregado com moderação por causa de seu grande conteúdo de enxofre e de cloro. Também contém ferro,silício, cálcio e potássio. Seu efeito é pernicioso quando cozido ou temperado com vinagre, sal ou açúcar. Empregue-o nas saladas ou tome o seu suco.

Cenoura – Um fantástico purificador da bile e das matérias mortas presas no fígado. As cenouras cruas – tanto integrais quanto o seu suco – proporciona muitos dos elementos e das vitaminas necessitados pelo homem (alguns pesquisadores julgam que elas contêm tudo). As cenouras tem um grande conteúdo de potássio, de cálcio, de ferro,de magnésio, de manganês, de enxofre, de cloro, de fósforo e de proteínas, sendo uma das melhores fontes de vitamina A.

Couve-flor – Embora razoavelmente com grande conteúdo de proteínas e de fósforo, a couve flor não tem valor medicinal particular. Como os  outros membros da família dos repolhos, seu alto conteúdo de enxofre pode irritar os rins se for comido em grandes quantidades. Isto é sobretudo verdade quando a couve-flor é cozida.

Aipo – É mais eficaz em seu estado natural. As folhas verdes do aipo contêm insulina e o talo retém tremenda quantidade de sódio orgânico, que ajuda a eliminar os depósitos de cálcio. O aipo é rico em magnésio e em ferro necessário as células sanguíneas Seu conteúdo grande de cloreto de sódio orgânico torna o suco de aipo a bebida perfeita para dias quentes. É excelente para distúrbios nervosos. Beba p suco do aipo antes de deitar-se, ele ajudará a evitar a insônia.

Pepinos – Grande tonificador do fígado, dos rins e da vesícula biliar. O alto teor de sílica e de flúor dos pepinos torna-os excelentes para os cabelos e as unhas. Os pepinos são também ricos em potássio, ferro e magnésio. Sua casca é muito valiosa, porém não deve ser comida a menos que a planta tenha crescido naturalmente, sem auxilio de produtos químicos.

Dente-de-leão – Estimulante das glândulas endócrinas,dos rins e do fígado, o dente-de-leão ajuda na eliminação linfática e na excreção através da pele. Também alimenta a estrutura óssea e os dentes. O dente-de-leão é rico em magnésio, potássio, cálcio, sódio e vitaminas A, B, C e D. A flor do dente-de-leão é mais rica em vitamina D. O dente-de-leão pode ser picado nas saladas e seu suco natural pode ser misturado com suco de cenoura.

Endívia-chicória (da família da chicória) – Purificador do fígado e estimulante do baço, a endívia-chicória é rica em potássio, cálcio, sódio e fósforo. Devida as suas propriedades altamente nutritivas de todo o sistema ocular, a chicória é ótima para todos os problemas de vista. Beba o suco de chicória misturado com cenoura, aipo, e salsa. A chicória deve ser comida crua nas saladas.

Alho – Poderoso purificador do sangue, estimulante digestivo, purificador sistêmico e diurético, o alho tem um efeito benéfico sobre o sistema linfático e é um poderoso e valioso purificador das mucosas, especialmente dos pulmões, dos seios nasais, do nariz e da garganta. Ele tem uma reputação de ser poderoso antibiótico, porém pode ser um pequeno irritante dos rins. Sua ação purificadora do sangue também torna o alho extremamente útil em condições de alta pressão arterial. Também serve como purificador da linfa. O alho é mais eficaz empregado cru nas saladas ou como tempero em outros alimentos. Acredita-se que a mastigação de diversos dentes de alho cru no inicio de um resfriado seja suficiente para afasta-lo totalmente. O suco de alho cru também pode ter um efeito muito poderoso: o de diminuir a proliferação de células cancerígenas.

Repolho crespo – O repolho crespo cru é um valioso purificador sistêmico. É rico em vitaminas, enxofre, fósforo, cloro, potássio. Contudo, se o organismo estiver excessivamente ácido, o repolho crespo produz gases.

Alho porro – Estimulante do pâncreas, bom purificador do organismo, estimulante digestivo e purificador da corrente sanguínea, o alho porro é também estimulante dos músculos quando estão sobrecarregados de ácido úrico. Este membro da família da cebola é rico em potássio, cálcio e vitaminas B e C: contém também fósforo, cloro e enxofre. O alho porro deve ser comido cru, junto com outros alimentos, em saladas ou puro.

Alface (todas as variedades) -  Quase todas as vitaminas conhecidas são encontradas na alface. A alface estimula o metabolismo e ajuda todo o processo digestivo e de excreção. Um dos alimentos mais nutritivos das células e dos tecidos da estrutura nervosa e muscular, a alface em um alto conteúdo de potássio, de cálcio, de sódio, de magnésio, de ferro, de sílica e de flúor. A alface romana é a variedade com o mais alto conteúdo de vitaminas e de sais minerais.

Alface do mar (como a alga) – Um suprimento muito rico de iodo orgânico torna a alface marinha útil nas condições patológicas da tireoide, tais como o bócio. A alface do mar em geral pode ser comprada picadinha ou em pó. Dada a sua potência extremamente alta, não deve ser usada em quantidades acima de um quarto de uma colher de chá por dia; deve ser comida salpicada nas saladas ou misturada com suco de verduras cruas.

Quiabo – Útil no tratamento de inflamação intestinal, do cólon, da bexiga e dos rins, o quiabo é também bom auxiliar da digestão. Tem grande conteúdo de cálcio, e pequeno de sódio. O quiabo é bom para ser comido cru, triturado e misturado com espinafre, alface e outros ingredientes da salada.

Cebolas -  benéficas às mucosas, as cebolas cruas são muitas vezes comidas junco o alho no início de um resfriado. As cebolas são ricas em carboidratos, potássio,cálcio, sílica, fósforo e ferro.Seu efeito medicinal é maior quando são comidas cruas.

Salsa – Como as cenouras e as chicórias, a salsa é extremamente nutritiva do sistema ocular. É também útil contra as inflamações dos rins, da bexiga, da ureta e dos órgãos genitais. Estimulante digestivo e regulador do fígado e do baço, a salsa é rica em potássio, magnésio, cálcio e cloro. Use-a crua nas saladas (picadinha) ou como suco. Não empregue mais do que uma ou duas colheres de chá para servir na salada ou mais de 100 gramas de suco de salsa por dia; a salsa em excesso pode provocar sérios distúrbios neurológicos. É uma excelente ideia comer salsa com a carne porque auxilia a eliminar o excesso de ácido úrico produzido ma digestão.

Batata baroa – Boa para o aparelho urinário, qualquer condições da bexiga ou cálculos renais, a batata baroa é rica em fósforo, enxofre, sílica, potássio e cloro. Seu melhor efeito é conseguido quando tanto as folhas quanto as raízes são empregadas cruas nas saladas. Evite a variedade silvestre, que é venenosa para o homem.

Ervilhas – As ervilhas cruas com suas vagens – quer picadinhas quer suco – são um tônico para o pâncreas. Excelente vegetal, a ervilha é rica em potássio e magnésio e razoavelmente alta em proteína. A cocão aumenta o conteúdo d carboidratos de 15 para 55 por cento.

Pimentões (verde, amarelo e vermelho doce) – Bom para pele, para as unhas e para o cabelo devido a seu conteúdo de vitamina C, os pimentões – especialmente os pimentões crus – também possuem um alto conteúdo de sílica e de flúor.

Batatas (inglesa) – Ralada crua, a batata é boa como cataplasma para infecções, picadas de percevejos e quaisquer irritações cutâneas. O suco cru, acreditam alguns é bom para gota, reumatismo e lumbago. As batatas são ricas em vitaminas A, B e C e contêm algumas proteínas muito valiosas. A cocção diminui o conteúdo vitamínico e aumenta o conteúdo de carboidratos de 20 para 65 por cento. As batatas fritas na gordura não somente são indigestas, mas produzem distúrbios do fígado e da vesícula biliar.

Batatas (doces) – contem mais 20 por cento mais carboidratos do que as batatas inglesas, podem ser melhores para você. Elas contêm menos potássio porém mais sódio, cálcio, sílica e cloro. O cozimento tem os mesmos efeitos sobre os seus elementos que sobre os das batatas inglesas.

Abóbora – Laxativo e diurético, a abóbora não irrita os rins. Com baixo teor de carboidratos, a abóbora é rica em sódio, potássio, magnésio, ferro, cloro e fósforo. A abóbora crua é deliciosa picadinha e comida com beterrabas, cenouras e outras raízes. O cozimento aumenta o conteúdo de carboidratos para mais de 50 por cento.

Rabanetes -  dissolvente do muco e do catarro, estimulante digestivo, purificador de sangue, dos rins e da bexiga, os rabanetes são ricos em potássio, sódio, cálcio, cloro, fósforo e enxofre: grande variedade também contém de sílica.

Espinafre – é o alimento mais nutritivo para o aparelho digestivo e excretor e para todas as células tecidos, nervos e músculos. Ele estimula naturalmente a ação peristáltica dos intestinos, contém a melhor qualidade de ferro orgânico que se possa conseguir, e é rico em sódio, potássio, cálcio e magnésio. O cozimento destrói as qualidades orgânicas de seus elementos e intensifica o conteúdo de ácido oxálico ao ponto de formar cristais altamente destruidores nos rins. O espinafre cru é excelente em saladas sozinho ou em combinação com outras verduras.

Agrião – É um purificador do organismo, especialmente da corrente sanguínea. Ele dissolve as fibrinas coaguladas nos vasos sanguíneos, uma causa das hemorroidas e de algumas outras formações tumerais. Um dos alimentos mais rico em enxofre, o agrião tem muito potássio, cálcio, sódio, magnésio, fósforo e cloro.

 

FRUTAS

Maçãs – a maçã crua ou o suco da maçã é um auxilio altamente valioso para digestão. As maçãs também são um excelente purificador dos intestinos, especialmente quando existem neles algumas retenções. O suco de maçã ao natural também é excelente nos casos de febre e de inflamação. Rica em magnésio, ferro, sílica e potássio, as maçãs são muito boas para as monodietas de curta duração. Comidas com estômago vazio, as maçãs têm um efeito levemente diurético e laxativo sobre o intestino grosso.

Damascos – Os damascos amadurecidos da árvore são mais delicadas fontes de ferro orgânico para a constituição de glóbulos vermelhos e de sílica para os ossos, para os dentes, para as unhas e para os cabelos; eles são também uma das fontes mais valiosas de gordura orgânica e de vitamina A. Razoavelmente rico em sais minerais, os damascos são um alimento excepcionalmente nutritivo. O cozimento destrói todas as qualidades vitais desta fruta. Excelente aditivo às saladas de frutas e de legumes, os damascos podem ser empregados integrais ou adicionados como temperos, batidos até formarem uma pasta consistente e condimentados com suco de limão, suco de cebola ou de alho. Eles também constituem uma boa sobremesa ou junto com outras frutas, uma verdadeira refeição. Os damascos só devem ser comidos maduros, ocasião em que a polpa cede a uma leve pressão dos dedos.

Banana – A fruta mais versátil que se pode comer em combinação com quase qualquer outra fruta, a banana é rica em potássio, sódio e magnésio. Só se deve comer bananas maduras, quando em nenhuma parte delas houver um pouquinho verde, inclusive na ponta (elas podem ser aquecidas ao forno para amadurecer rapidamente). As bananas maduras são muito fáceis de digerir e suavizam o trato intestinal. Consideradas pelo seu efeito regulador sobre o intestino grosso, são auxilio valioso no tratamento quer da diarréia que da prisão de ventre.

Amoras, Morangos– Frutos nutritivos e valiosos, contêm grandes propriedades purificadoras. São ricos em potássio e outros elementos minerais assim como açúcares naturais. Os grãos secos ou bagas cruas podem ser comidos integralmente ou em forma de suco. O cozimento, o enlatamento e a conserva destroem seu princípio orgânico de vida.

Cerejas – As cerejas são um bom purificador do sangue, do fígado e dos rins e estimulante digestivo. Elas são ricas açúcares naturais, elementos minerais, magnésio, ferro e sílica.

Groselhas – Estimulantes da secreção das glândulas e purgativo de enfermidades da mucosa no trato intestinal, as groselhas são boas para os rins e contra as doenças inflamatórias do corpo. Conquanto ricas em potássio, as groselhas quando cozidas com açúcar e usada como geleia ou gelatina produzem ácido em demasia.

Figos (branco ou escuro) – Um dos laxativos naturais mais conhecidos – o melhor para crianças – os figos têm um alto teor de potássio, de cálcio e de magnésio.

Uvas – Valioso estimulante digestivo e um dos maiores auxiliares na eliminação de ácido úrico do organismo, as uvas são excelentes para restabelecer o adequado equilíbrio ácido-alcalino do corpo. Ricas em potássio e ferro estão entre as nossas frutas mais benéficas.

Grapefruit – O grapefruit ao natural dissolve o cálcio inorgânico no corpo, especialmente quando tais depósitos de cálcio na cartilagem e nas articulações são produzido por artrite. O suco fresco de grapefruit é excelente para diminuir as febres. Rico em ácido salicílico, potássio, ácidos de frutas, açúcar natural e outros elementos alcalinos.

Limões – Purificador estomacal e adoçante, o limão está entre os melhores remédios na farmacopeia de alimentos naturais. Rico em ácido cítrico orgânico e alcalinizador poderoso, o limão ajuda com adequado equilíbrio ácido-alcalino do corpo e alivia muitas outras condições de desconforto. Os limões são excelentes para resfriados e para gripe. O suco de limão misturado com água quente é bom para inflamação de garganta sendo benéfico também nos casos de dispepsia e de distúrbio estomacais.

Limas – as características dos limões e das laranjas estão presentes nas limas. Elas devem ser chupadas quando maduras.

Melões (todas as variedades) – Com boa ação diurética para muitos distúrbios renais e ricos em potássio, os melões não devem ser comidos com outros alimentos. Uma refeição toda composta inteiramente de melões é muito benéfica.

Nectarinas – Boas purificadoras, as nectarinas (variedade de pêssego, de casca macia, sem pelo, dos Açores) possuem grande quantidade de potássio e algum cálcio e sódio; Sua composição é muito semelhante à dos pêssegos porém com maior percentagem de carboidratos. A castanha do caroço é altamente nutritivo e auxiliar o pâncreas ao combate à formação de tumores.

Azeitonas – Alimento em geral saudável, as azeitonas auxiliam a dissolver o muco no corpo. Elas são particularmente ricas em gordura e possuem um teor excepcionalmente alto de potássio e de minerais sem água e de sais.

Laranjas – Ricas em potássio, cálcio, magnésio, sílica, ácidos cítricos orgânicos, sais ácidos de frutas e vitaminas A, B e C, as laranjas são excelentes para curtas dietas de frutas. Quando jejuar com apenas o suco de laranja, faça o suco com partes iguais de água destilada (porque água destilada) e um pouco de limão.

Mamões – Auxiliador do pâncreas como digestivo proteico e mamão é também um valiosos estimulante do apetite. Rico em sódio, magnésio, fósforo, enxofre e vitamina C, são excelentes para todo aparelho digestivo.

Pêssegos – Estimulante, digestivo, laxativo, diurético e purificador dos rins e da bexiga, os pêssegos são ricos em potássio, cálcio, sódio. São facilmente digeridos e fortemente alcalinos. Os elementos vitais se perdem quando os pêssegos são cozidos e enlatados.

Peras – Forte diurético e valioso purificador sistêmico, as peras são ricas em elementos alcalinos. O cozimento costuma destruir seu valor nutritivo.

Abacaxi -  Purificador altamente valiosos, diurético e digestivo, o abacaxi é rico em enxofre e cloro e em ácidos cítricos, málico e tartárico O abacaxi contém enzimas que destroem muitas espécies de infecções agudas no corpo tais como abscessos e pústulas. É também benéfico para inflamação de garganta. O abacaxi é sempre mais benéfico ao natural, cru.

Ameixas – Forte laxativo, as ameixas tendem irritar os rins. São ricas em potássio, cálcio, magnésio, fósforo e ácidos de frutas. Para comer são melhores ameixas secas.

Tomates – Os tomates crus têm muita vitamina C. Comidos com amidos concentrados tais como pão, macarrões ou arroz, os tomates provocam ulceração do trato intestinal e problemas na vesícula biliar. O mesmo se diga dos tomates comidos com açúcar ou amidos açucarados. Os tomates cozidos têm pouco valor.

Romã – Laxativo moderado, com efeito purificador e refrescante do organismo as romãs são excepcionalmente ricas em sódio, que representa 50 por cento dos minerais e sais combinados; elas são também ricas em vitaminas B e C, e contêm um pouco de vitamina A.

.

13 SEMENTES OLEAGINOSAS NA SAÚDE

    A concepção de Piragibe (2005), algumas sementes como as de linhaça e de girassol apresentam uma maior quantidade de antioxidantes, sendo responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir muitas doenças como: doenças coronárias e diversos tipos de câncer.

      Segundo o Ministério da Saúde (2005), as sementes (de girassol, gergelim, abóbora e outras) são boas fontes de proteína e gorduras, na sua maior parte insaturada, vitaminas (ácido fólico, niacina) e minerais (zinco, selênio, magnésio, potássio, entre outros).

       Algumas sementes como as de linhaça, alguns óleos de origem vegetal, e o germe de trigo são fontes importantes ácidos graxos ômega-3. O consumo destes ácidos graxos provoca alterações estruturais e funcionais nas membranas fosfolipídicas, fazendo com que ocorra a redução nos níveis de triglicérides plasmáticos por inibição da secreção hepática de VLDL (lipoproteína de baixa densidade) causando a diminuição da atividade de várias enzimas hepáticas responsáveis pela síntese de triglicerídeos, o que ocasiona efeitos benéficos no perfil de risco cardiovascular. O consumo de ácido graxos ômega-3 favorece a deformação dos eritrócitos e diminui a viscosidade do sangue, possibilitando maior oxigenação dos tecidos, atenuando o processo inflamatório contribuindo para aumentar a resposta proliferativa linfocitária, podendo ainda ser benéfico aos pacientes infectados pelo vírus HIV por diminuir a produção de citocinas e eicosanóides, agentes pró-inflamatórios prejudiciais na manifestação da doença e no mecanismo da anorexia. ( LUPATINI – 2005)

Benefícios à saúde de sementes oleaginosas

Gergelim (sementes de)

Contém zinco, ativa imunidade contra as células cancerosas, vírus e bactérias. Alimento específico para o sistema nervoso, aumenta a atividade e o reflexo do cérebro. Ricas em Vitaminas A, cálcio, proteínas e calorias. (LUPATINI, 2005)

 

Girassol (sementes de)

Antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias e diversos tipos de câncer. (LUPATINI, 2005)

 

Linhaça (sementes de)

O graxo essencial auxilia no controle dos níveis de colesterol. Auxilia funcionamento do trato gastrointestinal, possui atividade laxativa, auxiliando em disfunções digestivas e intestinais. Contém propriedades antiinflamatórias. Contribui para o equilíbrio hormonal e prevenção de cânceres (próstata e de mama), sintomas da menopausa e osteoporose. (LUPATINI, 2005)

 

14 CIDADES E LONGEVIDADE

     A longevidade dos idosos de Maués é o tema centro da pesquisa desenvolvida pelo professor doutor Euler Ribeiro e a professora doutoura Ivana Beatrice da Cruz. Eles estão mapeando os hábitos alimentares, a convivência com o meio ambiente, o uso frequente do guaraná, as atividades físicas e as características genéticas de 1.808 pessoas acima de 60 anos, que vivem neste município do Amazonas, onde 1% dos cerca de 50 mil habitantes tem mais de 80 anos. Este dado é significativo, quando se observa que a média nacional, no patamar octagenário é de 0,5%.

      A pesquisa começou em janeiro de 2009, mas com os dados colhidos até o momento, já desponta como uma referência global de longevidade em ambiente de floresta tropical úmida. Os primeiros resultados deste trabalho científico já começaram a ser apresentados para a comunidade científica nacional e internacional, dado o ineditismo das descobertas relacionadas às peculiaridades da longevidade encontradas em pessoas com 98, 99, 100,101 anos, que vivem na região estudada.

      No Amazonas, mais especificamente em Maués, os idosos ingerem guaraná, peixes dos rios e alimentos da floresta ricos em diversas vitaminas, dentre eles o Camu-Camu, um dos campeões mundias em vitamina C. Mas como diz a doutoura Ivana Cruz, 30% da longevidade se deve a fatores genéticos e os outros 70% estão associados aos aspectos nutricionais, aos exercícios físicos, ao repouso, ao meio ambiente e a cultura de ocupação das horas sem stress. (XIMENES, 2010)

 

15 DISCUSSÃO

      A mudança de hábitos na alimentação vai influenciar totalmente na vida de cada pessoa, tanto na vida de pessoas obesas e doentes como na vida de qualquer pessoa que ainda não apresentou as sequelas de uma má alimentação.

      De acordo com a Victoria Boutenko que estudou e pesquisou sobre o crudivolismo para curar toda sua família que viviam doentes, inclusive ela mesma.  Em seu livro ela dá várias explicações de artigos cientifico o que acontece com os alimentos quando são colocados em alta temperatura por alguns minutos.  Esses alimentos quando vão ao fogo transformam algumas substancias nocivas provocando uma variedade de doenças. Victoria apresenta várias formas de se alimentar através dos vegetais, das frutas e das sementes.

     Vários autores falam dos produtos finais da glicação avançada (AGEs) que são provocados pela alta temperatura em muitos alimentos,com poder destrutivo do cozimento ocasionando toxinas no organismo possibilitando várias doenças. Esse é um dos pontos que temos que dar atenção e rever nossos hábitos.

     A reeducação alimentar consiste em substituir essas tentações dos fast-foods  e outras guloseimas por pratos balanceados e equilibrados. A obesidade e a desnutrição são assuntos paralelos referente na necessidade do consumo de uma alimentação saudável com frutas, verduras, legumes e grãos.

     É de grande importância fazer uma alimentação bem variada para um favorecimento dos preenchimentos das vitaminas e minerais  para que o organismo tenha sempre equilíbrio.

     O estudo apresenta uma alimentação para preservar e tratar a saúde obtendo longevidade.

 

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

     Em diversos países do mundo, inclusive o Brasil, a obesidade vem sendo encarada como um problema ainda mais grave do que a desnutrição, em razão das inúmeras complicações de saúde que provoca. A obesidade certamente é um dos resultados de uma dieta pobre em nutrientes e exageradamente rica em carboidratos simples e refinados e gorduras processadas. Na verdade, quando consumimos esses alimentos, perpetuamos o mecanismo do apetite, porque alimentos com baixo teor nutricional não são reconhecidos como nutrientes pelas células, que continuarão a estimular o apetite. “Encher a barriga”, comer em demasia é bem diferente de nutrir o sistema / organismo. Por isso, é fundamental conhecer muito bem o que comemos. Escolher os alimentos sob a ótica do que é mais fácil ou atraente representa um risco muito sério. Nossa alegria de viver, nosso potencial hormonal e imunológico, enfim, o bem-estar físico e mental estão diretamente ligados ao estilo de alimentação que adotamos. (PÓVOA – 2005, p.87).

     Hoje,na maioria dos países,as faculdades de medicina,de forma geral, não abordam profundamente o conhecimento sobre vitaminas, minerais e nutrientes em geral. São raríssimas – se é que ainda existem – aquelas que ensinam sobre os alimentos e suas possibilidades terapêuticas. É claro que isso contribui para que os médicos saiam das faculdades completamente inaptos a praticar a prevenção natural da saúde, baseada na alimentação. Felizmente, o profissional nutricionista vem supri esta carência. E, com isso, a medicação vem ganhando mais terreno.(PÓVOA – 2005, p.28).

      É observado nessa pesquisa, a importância de uma alimentação natural crudívora com os vegetais, frutos e sementes. Mudança de hábito alimentar, para prevenção e cura de doenças, tudo isso vai corresponder a um futuro muito mais longo e saudável.

     A facilidade de entender essa verdade, está no dia-dia em que grande parte da população, pessoas de todas as idades estão doentes, e quando buscamos saber o que elas comem, é entendido imediatamente o motivo das consequências que levou a doença.

      Foi apresentado na pesquisa os vários motivos que levam as pessoas adoecerem como os alimentos que sofrem alta temperatura, produtos processados ricos em gordura, alimentos refinados e a entrada de vários fast-foods pelo mundo. Esses hábitos precisam ser mudados, esses alimentos vem sendo constatados por várias Organizações e Institutos de pesquisas científicas como fatores de risco na saúde.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BARBOSA, Júnia H.P.; Suzana L. Oliveira; Luci Tojal e Seara. O papel dos produtos finais da glicação avançada (AGEs) - Arq Bras Endocrinol Metab, 52:6, 2008. Disponível: < https://dx.doi.org/10.1590/S000427302008000600005 > Patrocinado por: Acesso em: 09 jan. 2013.

BOUTENKO, Victoria. 12 passos para o cruvidorismo: saúde e vitalidade sem alimentos cozidos. Tradução de Clara Allain .1ed. São Paulo: Editora Alaúde, 2010. p. 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52p.

BRODSKY, Greg. Do jardim do Éden à era de aquarius: o livro da cura natural. Tradução Mamede de Souza Freitas. 6ª edição São Paulo, Editora Ground 1994. p.121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130.

COHEN, Robert. Leite. Alimento ou Veneno? – Leite, um Veneno Mortal. Tradução Dinah Abreu Azevedo, supervisão técnica Abrósio Trebbi Gonçalves.  São Paulo: Editora Ground, 2005.

FESTUGATO, Moira. Estudo piloto sobre alimentos que devem ser evitados nos portadores de psoríase. Anais Brasileiros de Dermatologia, 86:6, 2011.  Disponível em : < https://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600006>. Patrocinado por: Acesso em: 10 jan.2013.

LUPATINI, Eroni Santina. Elaboração de um produto funcional diferenciado à base de fibras, ervas e sementes oleaginosas, 2006. Disponível: http// www.fag. edu.br/graduacao/nutricao/​resumos2006/ELABORACAO...> Patrocinado por: Acesso em: 09 jan.2013

MELO, Luana Helena. Importância das frutas e hortaliças na promoção da saúde,  07 de dez, 2009. Disponível em : < https://www.artigonal.com/nutricao-artigos/importancia-das-frutas-e-hortalicas-na-promocao-da-saude-1551323.html>. Patrocinado por: Acesso em 10-12-2012.

PATRIOTA, Patricia. Agrotóxico: os 10 alimentos mais perigosos, 17 dez. 2011. Disponível em: < https:// ambientalsustentavel.org/2011/agrotoxico-os-10-alimentos-mais-perigosos.>  . Acesso em: 11-12-2012Em cache

PÓVOA, Helion. Nutrição cerebral. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2005.    p.28, 86, 87, 88, 112. 

SALGADO, Jocelem Mastrodi. Faça do alimento o seu medicamento: previna doenças. 7.ed. São Paulo: Editora Madras, 2004.  p.20, 22, 23, 25, 28.

XIMENES, Antônio. Pesquisa da longevidade em Maués é referencia mundial, 13 de ago, 2010. Disponível em: < https://acritica.uol.com.br/especiais/Saude-Interior-Maues-Segredo_da_Longevidade-idosos-guarana-mirata-unati_0_315568521.html > Patrocinado por: Acesso em: 10-12-2012.