XILITOL - UM GRANDE ALIADO NA HIGIENE ORAL

03/10/2013 17:05

                  Xilitol - Um Grande Aliado na Higiene Oral

 

O que é Xilitol ?

É um adoçante natural, encontrado em plantas, frutas como uva e morango e em vegetais como alface, cebola e cenoura. É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). É tão doce quanto o açúcar pois possui a mesma capacidade adoçante, sem provocar cáries.
É produzido industrialmente a partir de fontes celulósicas como casca de árvores entre outros, obtendo-se como resultado um produto idêntico ao açúcar, porém, como é metabolizado independentemente da insulina, pode ser consumido sem restrições por diabéticos. Está disponível há mais de 20 anos no mercado da Europa e Escandinávia onde é empregado em uma variedade de produtos como alimentos, cosméticos e fármacos (XILITOL, ALIADO CONTRA AS CÁRIES - Valda).

As bactérias (Streptococcus mutans) fazem parte da nossa flora bucal, logo a transmissão é larga. Através do beijo, de um talher, da saliva enfim, por contato direto. E também estão em nosso intestino, trato respiratório e na pele. Entretanto, são facilmente extinguidas quando detergentes são utilizados na assepsia, mas resistem muito bem à desidratação. Algumas poucas espécies causam doenças para os humanos, a maioria não (ARAUJO; Marilia).
A cárie é o resultado de um processo infeccioso desencadeado pelas bactérias presentes na placa dentária. As bactérias do gênero Streptococcus, encontradas na flora bucal, são altamente cariogênicas, uma vez que, em condições ácidas, produzem uma grande quantidade de ácido lático e sintetizam polissacarídeos extracelulares, que aumentam a adesão da placa bacteriana na superfície dos dentes (Kandelman, 1997). Quanto mais cedo essas colônias aparecerem nos dentes, e quanto maior for a sua quantidade na flora bucal, maior será o risco de desenvolvimento de cáries (MUSSATO, 2002).

  O profissional que cuida dos dentes é o cirurgião-dentista , popularmente conhecido como dentista. Ele deve ser visitado pelo menos duas vezes por ano. Mascar chiclete por mais de vinte minutos num dia cansa a mandíbula e pode estragar os dentes. Mascar chiclete sem açúcar por alguns minutos, entretanto, estimula a secreção da saliva e ajuda a limpar os dentes molares, em especial. Nos chicletes sem açúcar há geralmente o xilitol , açúcar de difícil digestão pelas bactérias que leva a assépsia bucal e previne a cárie.   FOTO - www.slideshare.net

Estudos recentes sobre indivíduos que substituíram o açúcar por xilitol mostram que a salivação é estimulada pelo agradável sabor do adoçante e que, uma vez aumentada a quantidade de saliva, aumenta também a quantidade dos minerais nela presentes. Alguns desses minerais (em particular íons cálcio e fosfato) promovem a remineralização dos dentes e, conseqüentemente, a reversão das cáries em estágio inicial. Segundo Kandelman (1997), a lavagem bucal com solução de xilitol evita a queda do pH da superfície dos dentes (uma das causas do aparecimento de cáries), uma vez que, com o aumento do fluxo salivar, eleva-se o pH da placa, o qual neutraliza os ácidos produzidos por outros carboidratos fermentescíveis que tenham sido ingeridos. Com isso, elevam-se também os níveis de algumas enzimas, aumentando a capacidade tamponante e a atividade bacteriostática da saliva. Dessa forma, o ambiente bucal torna-se pouco favorável ao desenvolvimento das bactérias (MUSSATO, 2002).

Várias publicações têm sugerido que a goma de mascar sem açúcar tem um efeito anticariogénico  imediatamente após as refeições, reduz a cárie. Este efeito é atribuído à acção de dois factores: estimulação da saliva através do processo de mastigação e integração de polióis alimentares 8  (MICKENAUTSCH, 2007).

 

 A Figura ( MUSSATO 2002) mostra um esquema do processo de remineralização dos dentes decorrente do consumo de xilitol. Disponível em: http//www.scielo.br/pdf/rbcf/v38n4/v38n4a03.pdf
            

A absorção do xilitol no organismo humano é lenta (5 a 15g/dia), sendo realizada por difusão passiva e influenciando pouco nos níveis de glicemia, não sendo degradado pelas enzimas salivares, permanecendo inalterado no estômago. Quando atinge o intestino delgado é absorvido por transporte passivo, promovendo uma melhora no funcionamento do intestino grosso. O local onde ocorre a principal metabolização do xilitol é no fígado, podendo ocorrer também no sangue. Estudos recentes comprovam que o metabolismo do xilitol ocorre pela via pentose-fosfato, a qual é independente da insulina (BONFADA, 2009). 
Mussato & Roberto (2002) recomendam que a dose diária de xilitol não exceda 60g, pois doses elevadas podem produzir efeito laxativo. Almeida (2006) afirma que quando ingerido em grandes quantidades o xilitol pode causar diarréia osmótica, porém, transitória e em menor grau e freqüência do que a promovida pelo sorbitol e pelo manitol, cessando logo após a interrupção do seu uso. No entanto, Mussato & Roberto (2002) relatam que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não estabelece limite para ingestão desse edulcorante, sendo que a Food And Drug Administration (FDA) permite que seja utilizada a quantidade necessária para obter o adoçamento desejado (BONFADA, 2009).

O uso de xilitol em produtos industrializados já foi aprovado em mais de quarenta países, e as indústrias que mais o utilizam são, pela ordem, a de alimentos, a de fármacos e a de cosméticos. Na Escandinávia e em outras partes da Europa, o xilitol vem sendo amplamente utilizado nesses três setores industriais há mais de 20 anos. No Brasil, as indústrias estão começando a incluir o xilitol na formulação de produtos, atraídas pelo seu efeito refrescante e, sobretudo, pela sua ação anticariogênica. Entre os produtos com xilitol que já se acham disponíveis no mercado brasileiro, enumeram-se, na área de comestíveis, as gomas de mascar, balas, confeitos, compotas, caramelos, chocolates, geléias, sobremesas e pudins, e na área de dentifrícios, os cremes dentais e as soluções para lavagem bucal. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o xilitol é um aditivo alimentar do tipo umectante, que pode ser empregado em balas, confeitos, gomas de mascar e produtos do gênero, na quantidade necessária para se obter o efeito desejado ("quantum satis"), uma vez que este não afeta a identidade e a genuinidade dos alimentos (ANVISA, 2002a,b). Na indústria farmacêutica, o xilitol pode ser empregado como adoçante ou excipiente na formulação de xaropes, tônicos e vitaminas (Bar, 1991). Entretanto, como seu preço é relativamente alto (custo de produção cerca de 10 vezes superior ao da sacarose ou do sorbitol - Parajó et al., 1998a), ele é normalmente utilizado em combinação com outros polióis que servem como agente de corpo da mistura (Mäkinen et al., 1998)(MUSSATO, 2002).


Pesquisas apontam que o uso de goma de mascar sem açúcar pode contribuir para a diminuição do risco das lesões cariosas. FOTO - www.odontomagazine.com.br

Em comparação com outros edulcorantes, o xilitol acarreta maiores benefícios para a saúde bucal, prevenindo a incidência de cáries ou reduzindo a sua formação. Os efeitos da substituição da dieta usual de sacarose por xilitol foram testados em alguns voluntários na Finlândia, os quais, ao final de dois anos, apresentaram uma redução de 85% na incidência de cáries dentárias, o que comprova a anticariogenicidade do xilitol (Mäkinen et al., 1998). Em estudos posteriores, avaliou-se o efeito de gomas de mascar contendo xilitol ou sorbitol em pacientes pertencentes a uma população de alto risco de desenvolvimento de cáries. Essas pessoas consumiram de 3 a 5 unidades de gomas de mascar por dia, durante 40 meses. Os resultados mostraram que as gomas de mascar que continham xilitol foram capazes de reduzir em até 63% as cáries desses pacientes, enquanto as que continham sorbitol reduziram as cáries em apenas 30% (Gales, Nguyen, 2000). Os efeitos do consumo diário de 5,2 g de estimulantes de saliva contendo xilitol ou eritritol sobre o controle da placa dentária e de Streptococcus mutans também foram objeto de um estudo recente, no qual ficou demonstrado que, nos consumidores de xilitol, o peso da placa total (coletada durante um período de 3 minutos em toda a superfície dos dentes) e a quantidade de Streptococcus mutans presente na placa e na saliva sofreram uma redução significativa, ao passo que nos consumidores de eritritol nenhum efeito foi observado (Mäkinen et al., 2001). Esses resultados sugerem que as substâncias salivantes contendo xilitol podem ser altamente efetivas na higienização oral e no combate aos microrganismos causadores de cáries (MUSSATO, 2002).
Vale a pena ressaltar que a formação de cáries em crianças pode ser prevenida desde o nascimento. Durante a gravidez, as mães apresentam na saliva altos níveis da bactéria Streptococcus mutans, que é posteriormente transmitida aos filhos por meio da fala, do beijo, etc. A contaminação ocorre em crianças na faixa de 6 a 30 meses de idade, período em que surge a primeira dentição. Os bebês com menos de 6 meses não correm esse risco, porque a superfície dos dentes é requerida como habitat por essa bactéria. Söderling et al. (2000) fizeram um estudo com mães de bebês de 3 meses de idade, submetendo-as ao uso regular de gomas de mascar contendo xilitol. Após cerca de 2 anos, ao comparar essas crianças com outras da mesma idade, cujas mães não participaram desse estudo, esses autores notaram que os níveis de Streptococcus mutans nos filhos das usuárias de xilitol eram muito mais baixos, o que demonstra que o xilitol inibiu a transmissão da bactéria, reduzindo portanto o risco de formação de cáries. Isokangas et al. (2000) acompanharam esse mesmo grupo de crianças até a troca de sua dentição primária (por volta dos 5 anos de idade) e observaram que, mesmo com dentição secundária, essas crianças apresentaram níveis de S. mutans cerca de 70% mais baixos que os das crianças cujas mães não realizaram o tratamento (MUSSATO, 2002).
Na pesquisa de (FRAGA, 2010) após um período experimental com voluntário, concluíram que os dados apresentados indicam que a utilização de 15% de xilitol gomas de mascar, 5 vezes / dia, mesmo durante períodos curtos como 30 dias, resultaram em níveis reduzidos de MS. Os dados também indicam que estes níveis foram mantidos baixos durante pelo menos um mês, o que sugere que deve ser encorajado a utilização de xilitol, particularmente em indivíduos infectados altamente MS.
O xilitol é um um poliol, com fórmula química C5H12O5, de sabor refrescante, poder adoçante semelhante ao da sacarose, apresentando-se como um pó branco, cristalino. (BONFADA, 2009). Segundo Almeida (2006), o xilitol foi sintetizado em laboratório pela primeira vez em 1891, pelo químico alemão Emil Fischer, sendo que nesta mesma época de acordo com Araújo (2007) M.G. Bertrand isolou o xilitol da aveia e do centeio, e por volta de 1960 e 1970 esta substância começou a ser introduzida na dieta dos diabéticos (BONFADA, 2009).
Em 1970 começaram a ser publicadas as primeiras pesquisas sobre a ação do xilitol no combate às cáries. A Finlândia foi a pioneira em pesquisa e produção de xilitol na década de 70, sendo que a produção em grande escala aconteceu em 1975, pela empresa The Finnish Suggar Company. Em 1976 esta empresa uniu-se à Company Hoffman La Roche, constituindo a “Xyrofin”, passando a ser considerada a possuidora de tecnologia mais importante na produção mundial de xilitol (BONFADA, 2009).
Em um estudo Uhari  c  c. (1998) recrutou 857 crianças de uma creche de uma cidade da Finlândia, sendo que estas crianças foram divididas em 5 grupos, onde o grupo 1 utilizou xarope sem xilitol, o grupo 2 utilizou xarope com xilitol, o grupo 3 ingeriu gomas de mascar sem xilitol, o grupo 4 ingeriu gomas de mascar com xilitol e o grupo 5 recebeu pastilhas contendo xilitol. O estudo verificou que a ocorrência de OMA foi menor nos grupos em que o xilitol estava incluso, tanto no xarope, como em gomas ou pastilhas, concluindo também que o   corrê citado pode contribuir para a prevenção de OMA, bem como reduzir o risco de  corrência e diminuir a necessidade de antibioticoterapia (BONFADA, 2009).

 

Ajuda a controlar a placa                  

XILITOL reduz a quantidade de placa diminuindo    a  concentração de Strep.mutans e promove um balanço reduzindo a proporção de polissacarídeos insolúveis e aumentando a dos solúveis. Como resultado, ocorre uma placa menos aderente, de fácil remoção pela escovação habitual dos dentes.(XILITOL, ALIADO CONTRA AS CÁRIES -   Valda).


 

Na higiene diária
Oflúor inibe a desmineralização da  superfície do dente e promove uma intensidade da remineralização. 
Estudos mostraram que a remineralização proveniente do xilitol possui magnitude semelhante à conferida pelo flúor, embora sob mecanismo de ação diferente.  (XILITOL, ALIADO CONTRA AS CÁRIES -   Valda).

A combinação xilitol e flúor confere benefícios cumulativos. Por exemplo, a inclusão de xilitol em creme dental com flúor, após 3 anos de uso, resulta em 12% de redução de aparecimento de cáries comparado com o uso de um creme dental somente com
flúor (XILITOL, ALIADO CONTRA AS CÁRIES - Valda).

 

 

Outras particularidades

- Baseado em evidências clínicas, é recomendável o uso do xilitol em pacientes de todas as idades.
- O emprego do xilitol como substituto de açúcar em confeitos faz com que o sabor seja idêntico ao produto similar com açúcar, com a vantagem de conter 40% menos calorias.
- Ao se dissolver, o xilitol possui um "calor de dissolução" negativo o que significa que absorve calor, resultando em um efeito gelado, refrescante que é especialmente realçado em sabores de menta.
- É absolutamente adequado para consumo por pessoas diabéticas já que seu metabolismo é independente da insulina.
- Todos podem aproveitar das propriedades do xilitol já mencionadas acima. Porém, os indivíduos mais susceptíveis à formação de cáries serão particularmente beneficiados.
- A atenção foi especialmente voltada às crianças que consomem açúcar com mais freqüência.
- Novos grupos incluem pessoas com baixa produção de saliva e aquelas que desejam parar de fumar e que se vêm tentadas a consumir doces/balas como terapia de substituição do cigarro e também por quem está preocupado com o controle de peso, visto que é um excelente substituto do açúcar.
- Assim como todos os outros adoçantes, o xilitol pode provocar um efeito laxativo leve quando consumido acima de 25g / dia. (XILITOL,  ALIADO CONTRA AS CÁRIES - Valda).

 

OBSERVAÇÃO 

- Essas são algumas marcas de chicletes e balas com xilitol como: Chiclete Epic Dental, Trident, Spry Dental, Valda e Happydent. É bom observar onde consta os ingredientes se possui o xilitol, pois alguns desses produtos não constam o xilitol.

-É importante lembrar que não deve mascar o chiclete mais de vinte minutos ao dia, além de cansar a mandíbula pode estragar os dentes.

-Para manter a higiene oral fazendo a prevenção de cáries, o chiclete deve ser usado após a refeição, o que ajuda muito quando se está na rua com a impossibilidade de escover os dentes.

-Mesmo com toda essa prevenção é necessário procurar o dentista duas vezes ao ano.   (Elizabeth Diederichs)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ARAUJO; Marilia. Streptococcus - Estreptococos - Bactérias - InfoEscola
Disponível em: https://www.infoescola.com/reino-monera/streptococcus/  > Acesso em: 21 set. 2013

BONFADA, Andressa Zardin Hernandez; LORA, Juliana. xilitol : UMA ABORDAGEM NO USO EM ALIMENTOS, Criciúma-SC, 2009, aproximadamente 17p., Disponível em: HTTP://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00004F/00004F01.pdf  Acesso em: 21 set. 2013

FRAGA, Cláudia Perez Trindade; MAYER, Márcia Pinto Alves; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado. uso de goma de mascar contendo 15% de xilitol e redução de estreptococos mutans níveis salivares, Brazilian Oral Research, São Paulo, Apr./Jun. 2010, aproximadamente 8p., Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-83242010000200003&script=sci_arttext  Acesso em: 21 set. 2013

MICKENAUTSCH, Steffen; LEAL, Soraya Coelho; YENGOPAL, Veerasamy; BEZERRA, Ana Cristina; CRUVINEL, Vanessa. ] goma de mascar sem açúcar e cárie dentária: uma revisão sistemática, Journal of Applied Oral, Bauru, São Paulo, marco/abril 2007, aproximadamente 9p., Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-77572007000200002&script=sci_arttext Acesso em: 21 set. 2013

MUSSATO, Solange Inês; ROBERTO, Inês Conceição. Xilitol:  xilitol : um adoçante com benefícios para a saúde humana
, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Lorena, São Paulo, 2002, aproximadamente 14 p., Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid= S1516-93322002000400003&script=sci_arttext   Acesso em: 21 set. 2013

XILITOL - ALIADO CONTRA AS CÁRIES - Valda, Clinicamente Comprovado. Xilitol - Um Grande Aliado na Higiene Oral A luta contra as cáries. Apesar da melhora obtida na saúde dental com o uso do flúor, ...  Xylitol Information Bureau, 41-51 Brighton Road, Redhill, Surrey, RH1 6YS. England, Disponível em: https:// www.valda.com.br/xilitol.html  Acesso em: 21 set. 2013 

 

FIGURA - MUSSATO, Solange Inês; ROBERTO, Inês Conceição, xilitol : edulcorante com efeitos benéficos Pará a Saúde Humana, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, vol. 38, n. 4, out./dez., 2002    - 201p. a 213p. Disponível em: http//www.scielo.br/pdf/rbcf/v38n4/v38n4a03.pdf> Acesso em: 21 set. 2013