SÁBIOS DA SAÚDE

 

 

Luis Kuhne – Alemão – Naturopath – ( 1835 – 1915)

     Quando completei vinte anos meu organismo recusava - se a funcionar de maneira conveniente: os pulmões e a cabeça começavam a causar-me violentas dores. No começo recorri a medicina escolástica, porém sem nenhum êxito. Bem verdade Luís Kuhne também apresenta fatos com relação a mãe e o pai no qual estiveram doentes e tratados pelos médicos sem menor resultado, pelo contrário, só agravou mais com outros problemas a saúde. Com as próprias experiências dos familiares: percebeu que a medicina não era eficaz e buscou uma nova esperança. Participando de um estudo com métodos Naturalistas, modestamente perguntei a um dos participantes o que devia fazer  contra as dores que sentia nos pulmões e ele prescreveu-me uma compressa que logo produziu um excelente efeito. Desde então passei a freqüentar com regularidade a estas reuniões.
     Alguns anos depois, em 1868, meu irmão caiu gravemente doente, sem que o método naturalista pudesse aliviar.
      Houvimos falar das excelentes curas de Teodoro Hahn e meu irmão foi procura-lo, e ao término de algumas semanas retornou sentindo-se muito melhor. Também eu reconheci a excelência deste método natural de curar e entreguei-me então a ele com uma convicção plena e total.
     Entretanto os meus sofrimentos não se tinham detido. Dia a dia meu estado de saúde piorava e o tratamento médico acrescentara novas causas às antigas afecções até que ficou insuportável: o câncer hereditário tinha atacado o estômago, os pulmões estavam parcialmente destruídos, os neuros da cabeça de tal modo debilitados que não achava mais repouso se não ao ar livre, sendo-me de todo impossível trabalhar ou dormir com tranqüilidade.
     Comecei a fazer com exatidão religiosa tudo que me prescrevia o método naturalista: banhos (de água e sol), envolturas, clisteres, duchas, dietas; numa palavra, empregava tudo sem visar outra coisa senão o desafogo e o alívio passageiro de minhas dores. Então foi quando descobri, por minhas observações no seio da própria natureza, as leis sobre o que repousa o método curativo que pratico e ensino; sobre estas leis formei primeiramente o processo da cura para mim mesmo e em seguida construí os apetrechos mais adequados para este fim. Minha experiência foi coroada de êxito. Meu estado passou a melhor de dia para dia e também ficaram satisfeitas outras pessoas que seguiram meu conselho e submeteram-se ao mesmo tratamento.
    Eu já podia estar certo de que minhas descobertas não eram simples ilusões. Contudo, quando falava delas esbarrava com surpresa incrédula, com negativas cheias de indiferença ou repulsas desdenhosa; não só por parte dos médicos ou dos partidários da medicina, mas também, e muito especialmente, da parte dos amigos do método naturalista e até mesmo dos seus melhores representantes.
     Para convencer a todos com exatidão inquestionável de meu processo e da conformidade com leis naturais, para consagrar-me à prática da nova arte de curar sem remédio nem operações, esse foi um rude combate que me lancei entregando uma direção de uma fábrica que vinha superintendendo com êxito durante 24 anos. Fiz isso para dedicar todos os meus esforços a uma nova profissão, que por alguns anos me proporcionou insultos, perdas e sem vantagem material.
     Em outubro de 1883 abri meu estabelecimento, que pouco foi visitado nos primeiros anos.
     Aos poucos enfermos que apareciam foram curados e a freqüência foi aumentando. O diagnóstico das doenças eram comprovados, grande número de pessoas foram preservadas de perigos muito graves.
     Com os onze anos de prática desde que se fundou o estabelecimento, minha saúde que estava sem esperança alguma, melhorou bastante através de novos processos e aplicações, e muitas reflexões e experiências. Mais tarde encontrei um modo em alto grau aperfeiçoado dos banho do assento, cuja eficácia é tal que posso com certeza declarar curável toda doença seja qual for seu nome. Disse qualquer doença e não qualquer doente: isto porque aquele cujo organismo já está por demais enfraquecido – especialmente aquele que se acha envenenado até as entranhas pelo largo uso de remédios – de certo encontrará em meu método mitigação e alívio para as dores, mas nem sempre será salvo e curado por completo.
     Apresento-me diante de vós, Senhoras e Senhores, com a alegre e franca convicção de que, depois de ter lutado rigorosamente durante vinte cinco anos com ruína física, salvei-me a mim mesmo e encontrei ao mesmo tempo, para o bem da humanidade o caminho há muito tempo procurado pelas inteligências mais privilegiadas, qual seja o de trabalhar efetivamente as doenças. Estas palavras talvez revelem presunção e vaidade; contudo, a experiência tem confirmado inteiramente minha teoria em todos os seus aspectos e em todos os casos, mesmo quando não me tenha sido possível salvar o enfermo.
     A nova arte de curar sem remédios e sem intervenções cirúrgicas só tem uma coisa em comum com a alopatia: o corpo humano. E tem mais: considero que o envenenamento da humanidade pelos medicamentos de uso interno – que muito especialmente nos últimos tempos mais se têm propagado – constitui uma das causas, se não a principal da verdade apavorante de que em nossos dias haja tão poucos homens verdadeiramente gozando de perfeita saúde, e de que as doenças crônicas se multipliquem de maneira tão espantosa. Aplicando convenientemente e em tempo oportuno a nova arte de curar, a cirurgia torna-se absolutamente desnecessária.
     O método Natural dispõe de grande número de formas de aplicar água: envolturas, clisteres, duchas, esguichos, semibanhos, banhos completos, de assento, de vapor de diferentes classes. Estes numerosos meios curativos são em parte supérfluos e incômodos, quando se tiver identificado a verdadeira natureza da doença. A nova arte de curar simplifica ao máximo a aplicação da água.
     O papel das latrinas é uma invenção da humanidade doente, porque as pessoas que gozam de perfeita saúde não precisam delas. Por favor, não me compreendam mal; não quero de modo algum afirmar que quem, efetivamente, não goza de perfeita saúde deva crer que conseguiu o triunfo pelo fato de não se valer do papelzinho que é produto da cultura, pois exatamente este papel lhe é destinado para as conveniências do asseio.
     Dr. Benjamin Lust chamado Louis Kuhne um "gênio na arte de curar". Kuhne created the friction sitz bath, on which the Detox Bath is based. Kuhne criou o banho de assento de fricção, em que o banho de desintoxicação é baseado. He believed that the origin of all disease is an accumulation of waste matter and toxins in the body. Ele acreditava que a origem de todas as doenças é o acúmulo de detritos e toxinas no corpo. He reckoned that this deposited matter could sometimes even deform the body, as in spinal distortion for instance. Esta constatação deu origem à sua doutrina da "Unidade de Doenças".
     Louis Kuhne criou uma panacéia hidroterapia única, incluindo o banho de assento de fricção, com sucesso para curar um amplo espectro de doenças.
 

Oswaldo Cruz – Brasil-  Médico sanitarista – 1872 – 1917

Médico sanitarista brasileiro nascido em São Luís do Paraitinga, São Paulo, fundador da medicina experimental brasileira.
     É com grande carinho que lembro de Oswaldo Cruz e o destaco para que os senhores leitores possam também identificar o ato que deu grande importância na valorização da higiene sanitário no Brasil – Rio de Janeiro.
     O principal Porto de exportação e importação do país era o Rio de Janeiro, sendo também o terceiro mais importante do continente americano.
    Como Capital da República era a vitrine do país, ao contrario de ser um atrativo para os estrangeiros, a cidade fazia parte de cenários produzidos por uma série de endemias que exterminavam a população e atingiam os estrangeiros vorazmente, os quais não dispunham dos anticorpos longamente desenvolvidos pela população local. Essa devastação se dava através dos focos permanentes de difteria, malária, tuberculose, lepra, tifo, sendo que varíola e a febre amarela eram as que mais afligiam a população se espalhando no verão como uma maldição.
    Era tão absurdo e pavoroso que a reputação da capital do país era considerada no século XIX “o túmulo dos estrangeiros”.
     A partir de 1902, o médico Oswaldo Cruz foi nomeado para o saneamento.
     Profundas mudanças aconteceram no Rio de Janeiro, com a derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores. A população apelidou o movimento de o “bota-abaixo”. O objetivo era abertura de grandes bulevares, largas e modernas avenidas com prédios de cinco ou seis andares – a começar pela Central, que em 1912 passaria a chamar-se avenida Rio Branco. Redes de água e esgoto foram implantadas, assim como modernas linhas de bondes, que já não eram puxados por animais. Postes de iluminação elétrica substituíram a luz dos lampiões e gás.
     O grande poeta Olavo Bilac na época anunciou. “A velha cidade, feia e suja, tem seus dias contados”.
    Centenas de casebres e cortiços, espremidos em vielas insalubres, potenciais ou já intalados em focos de febre amarela, cólera, varíola e peste bubônica,foram freneticamente reduzidos a pó.
    Essas foram as grandes batalhas de 1899 – 1907, o Rio de Janeiro foi passado a limpo.
     Oswaldo Cruz com grande coragem através do movimento sanitarista estabeleceu a vida dos brasileiros com saúde, tendo como princípio básico: água potável, esgoto sanitário, destino adequado do lixo, boas condições de moradia. Obteve reconhecimento mundial como sanitarista pelo fato de ter conseguido erradicar as febres amarela e bubônica e a varíola na então capital federal, Rio de Janeiro.
 

Mahatma Gandhi (Mohandas Gandhi) – Índia - advogado – naturopath  (1869 – 1948)

     Em 2 de outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi em Kathiawar, estado de Porbandar na Índia, líder pacifista da humanidade  e principal personalidade da independência desse pais.
     A família Gandhi, nas últimas três geraçóes a partir do avô, tornaram-se primeiros-ministros em vários estados da península de Kathiawad na Índia.
Mohandas K Gandhis o filho mais novo de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) com sua quarta esposa Putlibai, deu-lhe uma filha e três filhos, dos quais é o caçula. Kade Gandhi foi o primeiro ministro de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
     Mahatma Gandhi casou-se precocemente aos treze anos com Kasturbai Makanji que também tinha treze anos.
     Gandhi formou-se em direito em Londres em 1891, voltou para a Índia para praticar advocacia.
     Dois anos depois inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.
EXPERIÊNCIA COM ALIMENTAÇÃO
     Gandhi buscava mudanças internas e externas e começou a mudar primeiro os hábitos alimentares.
      Diz Gandhi: parei de comer os doces e condimentos que me mandavam da Índia. Com minha nova orientação de vida, a vontade de usar condimentos logo se dissipou e passei adorar espinafre cozido. Essas experiências levaram-me a concluir que o verdadeiro gosto da comida não está na língua mas na mente.
     Outras experiências alimentares começaram acontecer em minha vida, como por exemplo, parar de comer alimentos ricos em amido, só passar a pão e frutas ou só comer queijo, leite e ovos, experiência essa que durou mais de uma quinzena. Havia um entusiasta que pregava a ingestão de alimentos sem amido e defendia o consumo do ovo, dizendo que não era um derivado da carne. Aparentemente, o ovo não era prejudicial à saúde. Segui os conselhos dessa pessoa e passei a comer ovos, apesar dos meus votos. Foi um lapso de memória, pois ao consumir ovos estava na verdade comendo carne.
     O desafio foi grande, pois descobri que na Inglaterra muitos pratos nos restaurantes vegetarianos eram a base de ovo, assim como as sobremesas. Com isso simplifiquei mais ainda os meus hábitos alimentares, embora tivesse que abdicar de muitos pratos de que gostava.
     Sabia que essa dificuldade era passageira, e que a observância dos votos que fizera na Índia me proporcionava um prazer interior muito mais saudável, sutil e permanente.
     Gostaria de fazer alguns comentários sobre votos e promessas solenes. A maneira como estas são interpretadas e efetivadas por muitas pessoas pelo mundo afora é a causa de muitas disputas. Por mais clara e óbvia que seja uma promessa, muitas pessoas distorcem seu significado para acomodá-la a seus próprios interesses. Encontramos esse tipo de atitude em todas as classes sociais. O egoísmo leva as pessoas que fazem votos a enganar a si mesmas, aos que estão ao seu redor e a Deus.
     Aquele que busca a verdade dentro de si não encontra obstáculos para seguir à risca os votos que fez e, assim sendo, não há margem para interpretações errôneas. A interpretação que minha mãe dava a carne deveria ser, segundo a regra básica, a única verdade para mim, e não simplesmente o resultado de minhas experiências pessoais ou do meu orgulho em relação ao conhecimento adquirido.
     O vegetarianismo era algo novo na Inglaterra e, fiquei fascinado. Quando cheguei a esse pais era um adepto da carne, mas com tempo me tornei intelectualmente vegetariano no bairro do Bayswater, onde estava residindo em Londres.
     As sementes foram plantadas na Inglaterra, “o entusiasmo de uma pessoa recém – convertida à crença é maior que o de uma pessoa que foi educada sob essa crença”.
EXPERIÊNCIAS COM TRATAMENTO PELA TERRA E PELA ÁGUA
     Com a crescente simplicidade de minha vida, fui gostando cada vez menos de remédios.
     Durante algum tempo fiquei debilitado e com inflamação reumática, mas com a prescrição  de tratamento pelo Dr. P.J.Mehta fiquei bom. Depois disso, até voltar para a Índia, não me lembro ter sofrido de doença nenhuma.
     Costumava ser incomodado por constipação e dores de cabeça. Mantinha a saúde com laxantes ocasionais e uma dieta bem ajustada. Mas não podia considerar-me uma pessoa saudável, e sempre me perguntava quando me livraria do pesadelo desses laxativos.
     Tomava três refeições por dia, além do chá da tarde. Nunca comi pouco, e apreciava todas as iguarias que uma dieta vegetariana e sem temperos permitia.
     Para tentar livrar das dores de cabeça, resolvi desistir do café da manhã. No início foi um pouco difícil, mas as duras dores de cabeça desapareceram totalmente. Isso me levou a concluir que eu estava comendo mais do que necessário.
     Mas a mudança estava longe de me aliviar da constipação. Um amigo me deu um livro “A volta à Natureza”de Just, que fala sobre o tratamento pela terra. O autor defende também as frutas frescas e nozes como a dieta natural do ser humano. Não aderi logo a dieta exclusiva de frutas, mas comecei imediatamente experiências com tratamento pela terra, e com resultados maravilhosos.
     O tratamento consistia em aplicar ao abdômen uma atadura de terra limpa umedecida com água fria e espalhada como emplastro em linho fino. Eu aplicava ao deitar-me, removendo durante a noite ou de manhã, conforme a hora em que eu acordasse. Foi uma cura radical.
     Embora tenha tido duas doenças sérias em minha vida, acredito que o ser humano tem pouca necessidade de automedicar-se.
     De mil caso, novecentos e noventa e nove podem ser contornados por meio de uma dieta bem ajustada, tratamento com água e terra e remédios domésticos similares. Quem corre ao médico, para cada pequeno mal-estar, e engole as mais diversas drogas vegetais e minerais, não apenas abrevia sua vida como também, tornando-se escravo de seu corpo em lugar de ser seu mestre, perde o autocontrole e deixa de ser um ser humano.
Gandhi alerta aos leitores de livros com dietas e conselhos que não devem tomar tudo como verdade inquestionável. O autor normalmente apresenta apenas um aspecto de um caso, mas qualquer caso pode ser visto de pelo menos sete ângulos. É necessário que leiam com discernimento e busquem a conselho de alguém experiente antes de tentar esses métodos.
  UMA ADVERTÊNCIA
     Não fiz um relato detalhado das minhas experiências dietéticas, gerando uma série de artigos há anos no jornal Indian Opinion e foram depois publicados na forma de um livro “Um Guia para a Saúde” e em inglês “A Guide to Health”. Esse foi o livro curto mais lido, tanto no Oriente quanto no Ocidente.
    Embora não veja razão para alterar os pontos de vista do livro, fiz algumas mudanças radicais em minha prática.
    Todos os meus trabalhos foram escrito com finalidade espiritual, que sempre inspirou todas as minhas ações.
     Existe um provérbio indiano que há muito verdade: “O homem se torna aquilo que come”.
     MK Gandhi, chamado de "Mahatma", porque ele foi um dos pensadores mais sábios e iluminados e humanitários que já viveu, foi também um naturopata afiado. He practised Kuhne's bath and recommended it in his book "Key to Health". Praticou banho Kuhne, e recomendou, em seu livro "A chave para a saúde".
 

Manuel Acharán Lezaeta – Chile – Naturopata  (1881 –1959)  pesquisador da medicina naturista,  

                                                  advogado, professor e escritor
 
     É um dos maiores pioneiros da medicina natural, criador da Doutrina Térmica que revolucionou a medicina naturista e foi discípulo do Pai Tadeo Wiesent.
      Seu livro mais importante, A Medicina Natural ao Alcance de Todos, se converteu em um clássico da escola naturista, de circulação mundial. Este livro teve doze edições no Chile e outras tantas no México, Espanha e  Itália, constitui um êxito extraordinário. Abriu um novo caminho para a Saúde da humanidade considerado como científico. Foi um livro proibido pela Autoridade Médica  autorizando sua circulação pelos tribunais de Justiça do Chile.
     O êxito foi determinado pela larga experiência do autor, que por ter sido vítima de grave doença obrigou-o a suspender seus estudos de Medicina, e em nove anos de tratamento seus professores não conseguiram melhorar e em pouco tempo  foi salvo com as práticas de saúde recomendadas pelo Padre Tadeo.
     O Naturopata  Manuel A. Lezaeta  apresenta em seu livro o conhecimento tanto aos sãos como os doentes, os meios adequados que a Natureza oferece, como Ar, Luz, Terra, Água, Sol e Vegetais, para manter e recuperar a Saúde, sem necessidade de intervenções estranhas, nem tão pouco de produtos artificiais elaborados pelo homem nos seus laboratórios ou mediante a ação da cirurgia, eletricidade ou rádio.
      Em suas teorias a única “doença” que existe chama-se “ignorância da saúde”, e o único “remédio” racional e lógico consiste na instrução do indivíduo para que, por si só, pratique vida Sã com boa digestão e ative eliminação cutânea, fatores indispensáveis para conseguir Saúde Integral do corpo  evitando doenças.
     A Saúde não se obtêm  em uma consulta ao médico, nem se compra na farmácia. Ela é o resultado dos nossos próprios atos de cada dia, em harmonia com as Leis Naturais.
     Os conselhos para que se possa ter uma Vida Sã, é necessário que saiba escolher os seus alimentos, ativar a sua pele, mastigar e ensalivar o que come, digerir, respirar, eliminar, dormir, praticar exercícios físicos adequados e em poucas palavras, manter atividade normal de seu próprio corpo nas funções de nutrição e eliminação, que constituem a vida.
     Todos os medicamentos, antibióticos, vacinas, soros, injeções ou agentes como a eletricidade, cirurgia ou rádio, são ineficazes no restabelecimento da saúde, porque eles não agem no sentido de normalizar a digestão e das eliminações por sua vez, reduzindo o seu trabalho para combater os sintomas ou manifestações do desarranjo funcional do organismo afetado.
     Tudo prejudica as defesas Naturais, facilitando a intoxicação  conduzir à idade esperada e morte.
     Vivemos a época dos grandes erros da medicina. A doença, alteração variável da saúde, indica ignorância das suas vítimas, obscuridade de critério e erro da vida.
 A CIÊNCIA DA SAÚDE
    “ Ter boa Saúde considerais que é o maior bem sobre a Terra?... Digo que não; a felicidade está em saber conservar-se são”.
                                                 Padre Tadeo
     “A doença é uma ofensa a Deus. A Saúde é o melhor Tributo que o homem pode oferecer ao Criador”.
                                                 Cardeal Verdier
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA
 
ACHARÁN, Manuel Lezaeta. Medicina Natural ao Alcance de Todos. Editora Eletrônica – MCT Produção Gráfica –2003 – Hemus Livraria, Distribuidora e Editora Saite – www.hemus.com.br -  Disponível em ; https://www.hemus.com.br Google livros - Acesso em 12 Jan. 2011
ACHARÁN, Manuel Lezaeta. Iridologia: a Íris Revela Sua Saúde –Disponível em: https://www.planetanews.com/autor/​MANUEL%20LEZAETA%20ACHARAN - Acesso em 12 Jan. 2011
ACHARÁN, Manuel Lezaeta,   - Encyclopedia Encydia, de manuel ...   Manuel Lezaeta Acharán Based in the article "manuel lezaeta acharán" from wikipedia Disponivel em: https:// pt.encydia.com/es/Manuel_Lezaeta_Acharán %c3%a1n- Em cache Acesso em 12 jan. 2011
CRUZ, Oswaldo. Projeto Memória - Oswaldo Cruz - O médico do Brasil. O homenageado do Projeto Memória em 2003, Oswaldo Cruz, é um dos brasileiros a quem o país mais deve.Disponível em:  https://www.projetomemoria.art.br/OswaldoCruz/​index.html - Acesso em 10 Dez. 2010
CRUZ, Oswaldo Projeto Memória, Biografia, De volta ao Brasil: A peste em Santos: O Instituto Soroterápico: No comando do Instituto: Enfrentando três flagelos: O Rio passado a limpo: O velho Rio, "túmulo do ...Disponível em:  https:// www.projetomemoria.art.br/OswaldoCruz/​biografia/index.html - Acesso em 10 Dez. 2010
CRUZ, Oswaldo Oswaldo Goncalves Cruz, Pagina do Professor Carlos Fernandes: resumos de biografias de personalidades da historia da humanidade: premios nobel, cientistas, engenheiros, escritores ...Disponível em:  https:// www.dec.ufcg.edu.br/biografias/​OswaldoC.html - Acesso em 10 Dez. 2010
CRUZ, Oswaldo.   Médico, Cientista, Higienista, Diretor ...  Oswaldo Cruz, Biografia, Médico, Cientista, Higienista, Diretor, Importância, Saúde, Obras, Origem, Nascimento, Morte, Infância, Missão, Quem Foi Oswaldo Cruz ...Disponivel em: https://portalsaofrancisco.com.br/alfa/osvaldo-cruz/osvaldo-cruz... Acesso em: 10 dez. 2010
GANDHI, Mohandas K. – Autobiografia “ Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade” – 3ª edição – 2003 – Editora PALAS ATHENA – São Paulo –SP – Este livro foi publicado com a permissão da Navajivan Trust, Ahmedabad – 380 014 (Índia)
GANDHI, Mohandas K .  História da Humanidade. 16 set. 2010 ... Não satisfeito com o tratamento recebido, decidiu que lutaria para que ... Após receber o nome de Mahatma Gandhi, transformou-se num grande ...
Disponível em: https://www.historiadahumanidade.com.br/mahatma-gandhi/ - Acesso em: 05 dez. 2010
KULNE, Luis  Naturismo - La salud por la Naturaleza: - Naturópata ...  21 Ene 2010 ... Etiquetas: crudivorismo, expresion del rostro, higienismo, louis kuhne, Luis Kuhne, medicina natural, medicina naturista, naturismo, ...Disponivel em: https:// naturismoclasico.blogspot.com/.../louis-kuhne-luis-kuhne-naturopata.html –  Acesso em: 29 nov. 2010
KULNE, Luis  – Livro “CURA PELA ÁGUA” – A Nova Ciência de Curar – 7ª edição – 1996 Hemus Editora Limitada – São Paulo-SP. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=rqbXZ1vZW1IC&pg=PA425&dq=Lois+Kuhne&hl=pt-b&ei=N309Tcl    - Acessado em 10 Jan. 2011
 
FOTOS
ACHARÁN, Manuel Lezaeta,   - Encyclopedia Encydia, de manuel ...  Manuel Lezaeta Acharán Based in the article "manuel lezaeta acharán" from wikipedia Disponivel em https:// pt.encydia.com/es/Manuel_Lezaeta_Acharán %c3%a1n- Em cache Acesso em 12 jan. 2011
CRUZ, Oswaldo.   Médico, Cientista, Higienista, Diretor ...  Oswaldo Cruz, Biografia, Médico, Cientista, Higienista, Diretor, Importância, Saúde, Obras, Origem, Nascimento, Morte, Infância, Missão, Quem Foi Oswaldo Cruz ...Disponivel em://portalsaofrancisco.com.br/alfa/osvaldo-cruz/osvaldo-cruz... Acesso em: 10 dez. 2010
GANDHI, Mohandas K .  História da Humanidade. 16 set. 2010 ... Não satisfeito com o tratamento recebido, decidiu que lutaria para que ... Após receber o nome de Mahatma Gandhi, transformou-se num grande ...Disponível em: https://www.historiadahumanidade.com.br/mahatma-gandhi/ -Acesso em: 05 dez. 2010
KULNE, Luis . Naturismo - La salud por la Naturaleza: - Naturópata ...  21 Ene 2010 ... Etiquetas: crudivorismo, expresion del rostro, higienismo, louis kuhne, Luis Kuhne, medicina natural, medicina naturista, naturismo, ...
Disponivel em: https:// naturismoclasico.blogspot.com/.../louis-kuhne-luis-kuhne-naturopata.html –  Acesso em: 29 nov. 2010